Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com a fase vermelha, aumenta o movimento na região central

13 de Abril de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Com a fase vermelha, aumenta o movimento na região central Consumidores formaram pequenas filas em frente a algumas lojas da área central. Crédito da foto: Fábio Rogério (12/4/2021)

Após 28 dias na fase emergencial, a mais restritiva, Sorocaba voltou para a fase vermelha do Plano São Paulo ontem (12). A decisão foi divulgada pelo governo estadual na sexta-feira (9) e é válida até o próximo domingo (18), para todas as regiões do Estado de São Paulo.

No Centro da cidade, no início da tarde de ontem, havia até pequenas filas em frente a algumas lojas, e alguns consumidores aproveitaram para pagar contas e fazer compras. Nas ruas e avenidas, o movimento de veículos também estava um pouco acima da fase emergencial.

Além da permissão de retirada de produtos para shoppings, comércio, restaurantes e outras atividades, o comércio em geral de Sorocaba pode atender pelo sistema drive-thru, das 5h às 20h, e delivery, 24 horas.

Na fase vermelha do Plano São Paulo algumas restrições estão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h, e a proibição de cerimônias religiosas coletivas. Porém, desde ontem voltou a ser permitida a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, no sistema conhecido como take way. No entanto, o atendimento presencial e venda dentro dos estabelecimentos continuam proibidos, com exceção dos serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e farmácias.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, puderam voltar a contar com atendimento nas lojas, seguindo protocolos sanitários e de segurança. Na fase emergencial, as lojas de material de construção não puderam atender de forma presencial.

O governo estadual manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.

Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

A recomendação de teletrabalho também continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada. Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público. (Ana Cláudia Martins)