Sorocaba e Região

Colégio Politécnico realiza Semana Pedagógica

Durante as atividade, serão apresentadas aos educadores as propostas de mudança do Ensino Médio para 2021
Politécnico promove ciclo de palestras para os alunos
Colégio Politécnico de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (7/2/2019)

O Colégio Politécnico realiza, entre os dias 25 e 29 de janeiro, a Semana Pedagógica voltada ao aprimoramento e qualificação profissional dos educadores da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, conforme as novas recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante as atividade, serão apresentadas aos educadores as propostas de mudança do Ensino Médio para 2021. Serão abordadas as técnicas para auxiliar no desenvolvimento dos alunos de acordo com os itinerários formativos.

A diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva, destaca que a Semana Pedagógica é muito importante para o aperfeiçoamento dos profissionais. “Vamos discutir, com os professores, de que maneira os alunos poderão fazer a escolha do itinerário do Ensino Médio e como podemos ajudá-los a desenvolver seus projetos de vidas”.

Colégio Politécnico terá nova unidade no Alto da Boa Vista
Sidnei Silva. Crédito da foto: Emidio Marques (26/6/2019)

A pedagoga e mestra em Educação Letícia Bechara participará do encontro com os educadores do Ensino Médio na quarta-feira (27). Ela conta que a reunião abordará tópicos da BNCC relacionados a nova proposta para o Ensino Médio.

“O aluno não é mais aquele que espera, abre a apostila e ouve. Agora, ele vai escolher as áreas de seu interesse em estudar e nós auxiliaremos nos caminhos e rotas que o estudante percorrerá” explica a pedagoga.

Leia mais  Foragida da Justiça é presa por tráfico de drogas em Sorocaba

Na sexta-feira (29), Letícia disponibilizará acesso para seu curso on-line Segredos do aprendizado. O material aborda a nova metodologia de ensino e disponibiliza aos educadores conteúdos e sugestões de atividades para aplicar em aula.

A capacitação também ajuda a identificar os perfis dos estudantes para que as múltiplas inteligências sejam trabalhadas de forma correta. “Vamos discorrer sobre como preparar aula para todos os alunos, os mais visuais, auditivos… É muito importante saber trabalhar com a diversidade”, destaca Letícia.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos foram elaborados para substituir a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ensinadas ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da BNCC do Ensino Médio, os itinerários formativos foram separados em 5 áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

Leia mais  Câmara rejeita PL que restringia funcionamento das escolas na pandemia

Cada itinerário deve se organizar a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. A atividade segue todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo. (Wilma Antunes, programa de estágio – Supervisão: Aldo Fogaça)

Comentários