Buscar no Cruzeiro

Buscar

Colégio Politécnico completa 20 anos nesta terça-feira (12)

12 de Fevereiro de 2019 às 07:01

Colégio Politécnico completa 20 anos hoje Milhares de sorocabanos devem sua formação escolar ao Politécnico. Crédito da foto: Erick Pinheiro (7/2/2019)

O Colégio Politécnico de Sorocaba celebra hoje 20 anos de história com perto de oito mil alunos formados na instituição ao longo de duas décadas. O projeto nasceu da vocação filantrópica e educacional da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e da Loja Maçônica Perseverança III, com o objetivo de oferecer ensino médio e profissionalizante gratuito de qualidade. Atualmente, o colégio oferece educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio para um público misto de pagantes e bolsistas (200 deles), dando assim continuidade ao trabalho filantrópico.

[irp posts="51929" ]

 

A placa inaugural do colégio foi descerrada em 12 de fevereiro de 1999 por José Mario Conceição dos Santos, da Loja Maçônica Perseverança III, e Tiberany Ferraz dos Santos, então presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), e seus companheiros de diretoria. Tiberany, que empreendeu os esforços em busca da consolidação do projeto enquanto presidente da FUA, anunciou a novidade aos sorocabanos por meio de matéria no Jornal Cruzeiro do Sul em dezembro de 1998.

A oportunidade atraiu a atenção da cidade e quase 10 mil pessoas se inscreveram para o primeiro vestibulinho, que oferecia 600 vagas. Ao longo dos anos, o Politécnico se consolidou como uma instituição reconhecida pela comunidade, alunos e ex-alunos e que se tornou referência na educação em Sorocaba.

Colégio Politécnico completa 20 anos hoje A diretora de Colégio Politécnico, Sidnei Silva: “vinte anos de luta”. Crédito da foto: Erick Pinheiro (4/2/2019)

A entidade tem continuamente se destacado pelo desempenho de seus alunos em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos dos ex-alunos são hoje profissionais de destaque, que recordam com afeto e orgulho do Politécnico. A diretora do colégio, Sidnei Silva, destaca que o trabalho de aprimoramento da instituição nunca para, e que os resultados são construídos a muitas mãos. “A necessidade de atualização é constante”, afirma. Diretora desde a inauguração, fala da emocionante trajetória. “São 20 anos de conquistas, vitórias, construção, avaliação, persistência, questionamentos e, acima de tudo, 20 anos de luta”, diz.

Revista

No mês comemorativo aos 20 anos do Colégio Politécnico de Sorocaba, o Cruzeiro do Sul publicará uma revista especial sobre a história da instituição. A trajetória será celebrada por meio de depoimentos e homenagens de ex-alunos, funcionários, diretoria da FUA e do colégio, além de especialistas da área de Educação. (Priscila Fernandes)

Galeria

Confira a galeria de fotos