Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coaves Kids terá último encontro de 2020 no próximo sábado

09 de Dezembro de 2020 às 00:01

Coaves Kids terá último encontro de 2020 no próximo sábado Sorocaba abriga cerca de 300 espécies de aves, informa a Sema. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (8/6/2013)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves) realizarão neste sábado (12), a partir das 10h, o último encontro on-line de 2020 do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves). O encerramento da passarinhada virtual contará com uma manhã de desafios sobre o mundo das aves, na qual as crianças vão participar de brincadeiras, como, por exemplo, imitar o som de uma ave ou fazer mímica para que os demais descubram, a respeito dos diversos temas que elas aprenderam durante o ano.

Aprendizado e diversão

O objetivo é reunir as crianças e seus familiares e despertar o interesse delas sobre as aves e a importância da conservação do meio ambiente. Desde junho deste ano, com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de realizar as atividades de Educação Ambiental de forma presencial, os encontros do grupo estão ocorrendo de forma on-line.

Sorocaba abriga cerca de 300 espécies de aves, sendo que muitas delas podem ser observadas a olho nu ou pelo som de seus cantos bem perto de nós, seja em nossa casa, na rua ou no bairro. Esta é uma experiência diferenciada e oportunidade de aproximar as crianças da biodiversidade existente na cidade.

De acordo com a Sema, foram realizados no total sete encontros virtuais durante este ano. O Coaves Kids tratou com as crianças, por exemplo, sobre quais são as aves que vivem próximas à casa ou o apartamento delas, curiosidades e as profissões dessas espécies na natureza (papel ecológico).

Em outra oportunidade, elas aprenderam como atrair pássaros em casa, construindo comedouro fácil e prático com frutas, sementes e garrafa pet. A garotada também teve a oportunidade de conhecer as aves através dos sons, saber como identificar o canto de cada espécie e qual a finalidade dele para os pássaros, além de curiosidades.

O encontro virtual do Coaves Kids será através da plataforma do Google Meet. Os pais de crianças com idade a partir de 6 anos que tenham interesse em participar devem inscrevê-las até sexta-feira (11) pelo e-mail [email protected], informando nome, endereço completo e número de telefone com WhatsApp para receber o link de acesso na plataforma. As vagas são limitadas. Mais informações até sexta-feira, das 8h às 13h, pelo telefone (15) 3221-6643 ou e-mail [email protected]. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)