Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cintia de Almeida será afastada da Câmara de Sorocaba

05 de Setembro de 2019 às 12:13
Marcel Scinocca [email protected]

Cìntia de Almeida aciona a Justiça para garantir permanência na Câmara Cíntia de Almeida durante sessão na Câmara de Vereadores de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/8/2019)

*Atualizada às 13h48

A vereadora Cintia de Almeida (MDB) será afastada do cargo e a Câmara de Sorocaba ficará com apenas 19 vereadores. O afastamento valerá a partir desta sexta-feira (06). A informação foi confirmada pelo Legislativo nesta quinta (05).

Cíntia é suplente de Marinho Marte, que está afastado das funções públicas por determinação judicial. A parlamentar entrou com a ação na Justiça no dia 28 de agosto para se manter no cargo. Conforme a Câmara, ela permanecerá afastada até que haja uma decisão neste processo no Judiciário.

Os assessores da parlamentar também serão afastados e não haverá pagamento de salários. O afastamento foi definido em uma reunião da Mesa Diretora da Câmara. A vereadora, por sua vez, não quis falar com a reportagem.

Cíntia critica a decisão

A vereadora foi notificada do afastamento às 13h34. Conforme ela, a decisão do Mesa Diretora está baseada no Regimento Interno da Câmara. Nele, não há previsão de que o suplente possa assumir a cadeira com o afastamento do titular por decisão judicial.

Cíntia de Almeida afirmou que pode entrar na Justiça com um mandato de segurança supressivo, buscando a anulação da decisão. Entretanto, também se espera o resultado do primeiro mandado de segurança, já em tramitação.

"Politicamente falando, me sinto violentada", desabafou a vereadora. "A gente não pode saber como essas decisões políticas ocorrem", acrescenta.

O vereador Luís Santos (Pros), que integra a Mesa, se posicionou contra o afastamento. Já a vereadora Iara Bernardi (PT), assim que Cíntia foi notificada, afirmou que vai propor uma mudança no Regimento para que a situação não volte a se repetir.

O caso

Na semana passada, o juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, deu prazo de 15 dias para que a defesa da vereadora Cintia de Almeida (MDB) apresente de forma concreta o abuso de poder em ato administrativo da Câmara de Sorocaba. O despacho de quinta-feira (29) foi publicado na sexta-feira (30).

O mandado de segurança impetrado pela vereadora é contra o presidente da Câmara de Sorocaba. A parlamentar entrou com a ação na Justiça no dia 28 de agosto para se manter no cargo. O fato ocorreu após uma consulta realizada pelo vereador Marinho Marte (PPS), que está afastado por determinação judicial.

Conforme publicado pelo Cruzeiro do Sul na sexta-feira (30), a defesa do vereador Marinho Marte afirmou que aguardava decisão no processo movido por Cintia de Almeida para que pudesse tomar alguma medida.