Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cintia de Almeida retorna amanhã à Câmara de Sorocaba

07 de Outubro de 2019 às 18:07
Marcel Scinocca [email protected]

Cíntia queria vaga na Comissão Processante Cíntia de Almeida durante sessão na Câmara de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (6/5/2019)

Cíntia de Almeida (MDB) deverá reassumir uma das cadeiras da Câmara de Sorocaba. A posse deverá ocorrer na manhã desta terça-feira (8).

A expectativa é que ela já participe da sessão ordinária. Com a situação, o Legislativo de Sorocaba voltará a contar com 20 cadeiras. Cíntia de Almeida está fora dos trabalhos da Câmara desde 6 de setembro.

A situação ocorre após os vereadores terem aprovado dois projetos de resolução e de alteração da Lei Orgânica do Município (LOM) na semana passada. A aprovação ocorreu em sessão extraordinária.

Na justificativa da proposta, a Mesa, autora da iniciativa, ressalta que o projeto é necessário para manter a consonância com a Lei Orgânica.

Histórico

Em 21 de maio deste ano, Cintia de Almeida retornou à Câmara de Sorocaba para reassumir a cadeira até então ocupada por Rafael Militão (MDB). Ela tinha preferência no cargo, já que é a primeira suplente.

Até aquela data, ela era a titular da Secretaria de Cidadania e Igualdade Social (SIAS). A vereadora então passaria a compor a base de José Crespo (DEM), no enfrentamento do processo de investigação de uma Comissão Processante ao qual ele estava sendo submetido.

O titular da cadeira era Marinho Marte (Cidadania, antigo PPS). Naquele momento, Marte estava afastado da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba por determinação judicial. Ele foi exonerado do cargo logo após Jaqueline Coutinho (PDT) assumir a Prefeitura de Sorocaba com a cassação de José Crespo.

No final do mês passado, a então vereadora Cíntia de Almeida entrou na Justiça para garantir sua permanência na Câmara de Sorocaba. A situação ocorreu após o vereador afastado Marinho Marte ter protocolado uma consulta ao Legislativo. O mandado de segurança foi protocolado em 28 de agosto.

Em 6 de setembro, a Justiça negou o retorno de Cintia à Câmara. Desde então. a Câmara de Sorocaba tem trabalhos com 19 vereadores dos 20 possíveis. Casa a mudança seja aprovada, o Legislativo de Sorocaba poderá ter novamente os 20 assentos ocupados. (Marcel Scinocca)

[irp posts="158825" ]