Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinco são presos por aplicar golpes em idosos

14 de Agosto de 2018 às 17:16

Priscila Fernandes - [email protected]

O golpe do motoboy, que costuma ter como vítima idosos, mobiliza a polícia de Sorocaba novamente. A Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba (D.I.G.), com o apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), cumpriu oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária na zona norte da cidade nesta terça-feira (14). Os alvos foram suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava o chamado "golpe do motoboy".

De acordo com o delegado da D.I.G., Acácio Aparecido Leite, seriam aproximadamente 15 vítimas de Sorocaba e Votorantim, sendo a grande maioria idosos. Segundo as investigações, que levaram seis meses, os criminosos faziam contato telefônico com as vítimas se fazendo passar por funcionários de instituições bancárias. Eles então comunicavam que o cartão das pessoas havia sido utilizado em transações bancárias e compras e confirmavam dados pessoas das vítimas, inclusive solicitando a senha. Com o pretexto de que o cartão havia sido clonado, diziam que um motoboy iria retirar o dispositivo na residência do idoso.

O homem então cortava o cartão, mas deixava a parte do chip preservado. Assim era possível remendar o cartão e utilizá-lo para compras, saques e empréstimos. Uma das vítimas teve compras de R$ 4 mil feitas em seu cartão. A suspeita é de que os suspeitos obtinham os dados em bancos cadastrais, vendidos usualmente  para checagem de perfil dos consumidores em estabelecimentos comerciais. Assim eles ganhavam a confiança das vítimas ao informar o nome e CPF, por exemplo. A polícia, no entanto, ainda vai investigar a atuação daqueles que vendiam esses dados.

Todo o sistema para enganar as vítimas contava com vários supostos protocolos do banco, como o motoboy ter que falar um senha combinada ao encontrar o cliente. "Criava-se todo um teatro de legalidade", conta Acácio. De acordo com o delegado, os integrantes da quadrilha tinham funções bem determinadas dentro da organização criminosa. Sendo que um ligava para a vítima, outro conseguia os dados, outros faziam o papel do motoboy.

Segundo o delegado Acácio Leite, são aproximadamente 15 vítimas de Sorocaba e Votorantim - FÁBIO ROG�RIO

Segundo o delegado Acácio Leite, são aproximadamente 15 vítimas de Sorocaba e Votorantim - FÁBIO ROGÉRIO

Na operação desta manhã, foram apreendidos cartões de crédito, celulares, pendrives com dados cadastrais, placas de moto, um notebook e ainda cerca de 200 cartões de telefonia (chips de celular). Segundo o delegado, a suspeita é de que, em posse dos dados de várias pessoas, os suspeitos adquiriam planos de telefonia e internet e posteriormente utilizassem essas linhas para telefonar às vítimas ou ainda revendiam o cartão no mercado paralelo.

As investigações tiveram início quando, em março deste ano, uma senhora de 60 anos desconfiou de uma ligação que havia recebido e entrou em contato com a delegacia. A polícia então passou a acompanhar o contato e interceptou o motoboy. As investigações teriam avançado a partir desse caso.

Segundo Acácio, será analisado ainda se há ligação entre essa quadrilha e o caso investigado pelo 3º DP de Sorocaba. A investigação, que ocorre naquela delegacia, foi divulgada no último dia 10 e tem como alvo um suspeito de 19 anos que teria aplicado o mesmo tipo de golpe contra ao menos oito idosos.

Os cinco homens serão encaminhados para uma unidade prisional em São Roque e, segundo a polícia, será solicitada a prisão temporária. Eles são investigados, inicialmente, por organização criminosa e estelionato qualificado contra idosos. O delegado fez um apelo para que os idosos, e seus familiares, tomem cuidado com esse tipo de golpe.