Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades da região de Sorocaba são consideradas em ‘atenção’

02 de Dezembro de 2020 às 13:55

 

Estado voltou a fase amarela do Plano São Paulo. Crédito da foto: Reprodução Governo do Estado de São Paulo

Atualizado às 9h50.

Entre as 62 cidades consideradas em atenção pelo Governo do Estado de São Paulo, estão Sorocaba, Votorantim, Itapetininga e Salto. Devido ao aumento de casos e internações por conta da Covid-19, o estado regrediu para a fase amarela do Plano São Paulo.

Durante uma videoconferência, realizada na segunda-feira (1º), com prefeitos e autoridades locais de saúde, o governador João Dória (PSDB) estabeleceu novos critérios para a reduzir o número de contágio pela doença.

O Estado solicitou a ampliação de testagem, rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas. A parceria entre o governo estadual e os municípios também foi reforçada na reunião.

Itapetininga

A prefeitura de Itapetininga informou que um novo decreto municipal foi publicado na terça-feira (1º), no Semanário Oficial do Município. A administração segue o Plano São Paulo com intensificação ainda maior das fiscalizações que já acontecem no município. Segundo a prefeitura, as restrições da nova fase não impactarão na economia do município.

Sorocaba

A prefeitura de Sorocaba atribui a classificação à desativação de leitos. Essa diminuição foi determinada pelo Estado em todas as cidades e que sofreram estrangulamento na oferta de vagas em leitos de UTI e de enfermagem.

O novo decreto municipal (Nº 25.989 , publicado em 1 de dezembro de 2020), prevê as medidas que vêm sendo reiteradas a cada fase do Plano São Paulo ou mesmo em decorrência da prorrogação da quarentena.

Segundo a administração, não há divergências entre o decreto e as regras previstas no Plano. A prefeitura informa, ainda, que desde o início da pandemia, tem atuado para garantir a segurança da população, combatendo eventos coletivos quando de sua ciência antecipada, ou mediante denúncia de ocorrência pontual.

Votorantim

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus de Votorantim informou que acompanha a evolução dos números das cidades da região de um modo geral. Segundo o Comitê, a proximidade e a intensa circulação de pessoas na própria cidade e nas vizinhas favoreceram a elevação dos casos de internações por Covid-19 nas últimas semanas.

O município adota e segue os protocolos das autoridades em saúde pública e as determinações impostas pelo Plano São Paulo.

Segundo a prefeitura, o novo decreto municipal (Nº 6.127, publicado em 2 de dezembro de 2020) prevê as adequações do retorno do município para a fase amarela. O Plano é objeto de vários decretos municipais baixados para acompanhar tanto o governo do Estado quanto o Ministério da Saúde desde o início da pandemia.

O decreto entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (7), atrasando o início da fase amarela.

O Comitê destaca que a prefeitura mantém uma central de atendimento para as denúncias de aglomerações. As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Guarda Civil Municipal (GCM) podem ser acionadas pelos telefones 3247-2654 e 3343-4519.

Salto

A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal da saúde, Fernando Amâncio. A Prefeitura de Salto atribui a classificação ao índice de contágio apresentado pela cidade.  No entanto, o município destaca que ficou mais de 20 dias sem novos registros de mortes ou ocupação total das unidades de terapia intensiva.

O decreto municipal com as novas orientações foi publicado no dia 1º de dezembro, seguindo as orientações do Plano SP. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos