Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades da região de Sorocaba isolam famílias inteiras por síndrome gripal

19 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Cidades isolam famílias inteiras Em Tietê, a Santa Casa é a unidade destinada para atendimentos de Covid-19. Crédito da foto: Reprodução Facebook

Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão colocando em isolamento domiciliar famílias inteiras por Síndrome Gripal Leve. E, em muitos casos, sem a testagem para saber se as pessoas têm ou não o novo coronavírus. A situação ocorre em ao menos dois municípios da região: Cerquilho e Tietê.

A Secretaria de Saúde de Tietê, em seu boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), apontava a existência de 20 famílias em isolamento nessas condições. De acordo com a pasta, as famílias estavam sendo monitoradas pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica. “De acordo com instruções vindas do Ministério da Saúde, somente serão colhidos materiais para confirmar se é Covid ou não de pessoas que apresentem uma Síndrome Gripal Aguda, e que o indivíduo encontre-se internado”, afirmou a pasta, em publicação em sua página oficial no Facebook.

[irp posts="224518" ]

 

Também nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Cerquilho informou que, de 42 famílias que estavam monitoradas na sexta-feira, dia 15, quatro já cumpriram o período de isolamento e passam bem. Entretanto, outras dez entraram para o acompanhamento, totalizando 48 famílias. “Lembrando que essas famílias são acompanhadas frequentemente pela Central de Monitoramento, composta por profissionais da saúde que monitoram, através de ligação telefônicas, as famílias que procuraram atendimento nas unidades de saúde do município, com sintomas respiratórios e estão, preventivamente, em isolamento domiciliar por 14 dias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.”

Ambas as prefeituras foram questionadas pela reportagem sobre testes para o novo coronavírus para as famílias, o número total de pessoas e como acompanham os núcleos familiares. Nenhuma delas respondeu até o fechamento desta reportagem.

Dados

Tietê tinha nesta segunda-feira (18) sete casos confirmados de coronavírus, sendo que cinco dos pacientes estavam curados. Já a cidade de Cerquilho possuía dez casos confirmados, com seis curados, dois em recuperação e dois óbitos. A cidade ainda tinha quatro casos suspeitos. (Marcel Scinocca)