Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidade já tem 22,4 mil vacinados contra Covid-19

06 de Fevereiro de 2021 às 01:28
Ana Claudia Martins [email protected]

Os idosos compõem um dos grupos prioritários para a vacinação contra o novo coronavírus. Crédito da foto: Pedro Negrão (4/2/2021)

Sorocaba já vacinou um total de 22.457 pessoas contra a Covid-19, sendo 21.270 profissionais da saúde (que atuam na linha de frente do combate à Covid e demais trabalhadores da área) e 1.187 idosos com 90 anos ou mais.

As outras 3.123 doses foram destinadas para imunizar funcionários de outros estabelecimentos de saúde que ainda não tinham sido contemplados, idosos que vivem em asilos e acamados cadastrados. A cidade, até o momento, recebeu 25.580 doses do governo estadual.

Os 4.860 agendamentos para vacinar profissionais da saúde que não atuam na linha de frente do combate à Covid-19 foram 100% realizados em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que participaram da imunização.

Conforme a Secretaria da Saúde (SES), assim que Sorocaba receber do Estado novas doses da vacina, será possível realizar a vacinação dos idosos na faixa etária de 85 a 89 anos, além dos demais profissionais da saúde que ainda não foram imunizados.

Caso algum idoso de 90 anos ou mais não tenha conseguido se vacinar na quinta (4), ele também poderá ser imunizado.

Agora, pela previsão do Estado, o público na faixa etária de 85 anos ou mais será vacinado a partir do dia 15. Conforme o governo estadual, serão no total 515 mil pessoas nessa faixa etária, em nova fase da campanha.

A prioridade leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram Covid-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia.

O jornal Cruzeiro do Sul questionou o governo estadual sobre o envio de novas doses da vacina contra a Covid-19 para Sorocaba. O Estado informou que o governador João Doria (PSDB) anunciou, ontem (5), a liberação da quarta entrega de doses da Coronavac, a vacina do Butantan contra o coronavírus.

A remessa, liberada no início da tarde, conta com 1,1 milhão de doses que integrarão o Programa Nacional de Imunizações.

Deste total, 248 mil serão destinadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo, seguindo critério de proporcionalidade e equidade estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Ana Cláudia Martins)