Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuvas mantêm reservatórios cheios na região de Sorocaba

19 de Março de 2019 às 08:21

Chuvas mantêm reservatórios cheios na Região Em Itupararanga a represa opera com 68% do volume possível, nível considerado “normal” para o período do ano. Crédito da foto: Emídio Marques

As chuvas dos últimos dias estão contribuindo para aumentar os níveis dos reservatórios que abastecem Sorocaba, mas as precipitações ainda permanecem abaixo da média histórica -- dados da Defesa Civil apontam níveis de chuva mais altos que em 2018, mas ainda inferiores à 2017. Segundo o órgão, a cidade atingiu neste mês de março, até ontem, 56% da precipitação média histórica para o mês.

Em 2019, a cidade já recebeu 900,4 mm de chuvas, sendo 297,5 mm em janeiro, 355,2 mm em fevereiro e 247,7 mm em março; já em 2018, foram 247mm em janeiro, 36,7 mm em fevereiro e 287,7 mm em março, totalizando 571,4 mm até o final de março.

De acordo com o Saae, a represa do Ipaneminha está com 85% da capacidade e o sistema ETA Éden/Castelinho com 90%. Já a Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, informa que o reservatório da represa opera com 68,35% do volume útil do reservatório, nível considerado normal.

A empresa diz que as operações estão direcionadas para garantir o abastecimento de água da região de Sorocaba e Votorantim e a manter a vazão natural do Rio Sorocaba. Apesar dos níveis das represas, o Saae Sorocaba ressalta que é preciso fazer sempre o uso consciente da água para que a cidade não enfrente problemas no abastecimento.

[gallery columns="1" size="medium" link="file" ids="85887,85888,85889,85890"]

Previsão do tempo

O outono chegará a partir das 18h58 desta quarta-feira (20). A estação é a transição entre o verão quente e úmido para o inverno que, normalmente, é frio e seco. Mas, segundo o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono não trará uma mudança tão drástica.

As massas de ar frio, de acordo com o Inmet, chegam apenas no mês de maio.

Normalmente uma redução nas chuvas acontece nesta época do ano, mas a previsão indica que pode ficar ligeiramente acima da média nos próximos três meses. Já as temperaturas devem demorar a cair na região sudeste do estado e, mesmo assim, a previsão é que fiquem acima da média. As massas de ar frio, de acordo com o Inmet, chegam apenas no mês de maio. Com isso, a possibilidade de uma estiagem é pequena assim como de uma queda drástica nos reservatórios de água da região.

A previsão do tempo para os próximos dias na cidade de Sorocaba conta com possibilidade de pancadas de chuvas com trovoadas para esta terça (19) e quarta-feira (20). As temperaturas vão variar entre a máxima de 30º e a mínima de 20º. Na noite de quarta (20), uma frente fria começa a chegar na cidade, fazendo com que as temperaturas na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) oscilem entre a máxima de 25º e a mínima de 16º. Existe a possibilidade de uma chuva fraca na cidade neste dois dias. (Priscila Fernandes e Zeca Cardoso)

Galeria

Confira a galeria de fotos