Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuva volta a Sorocaba após 46 dias de estiagem

31 de Julho de 2018 às 09:34

Inmet registrou 6,4 milímetros de chuva em Sorocaba na segunda-feira (30). Crédito da foto: Erick Pinheiro

Após 46 dias de seca, Sorocaba finalmente registrou chuva no fim da manhã de segunda-feira (30). Com isso, as temperaturas ficaram mais amenas e a umidade relativa do ar aumentou. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de água ainda foi tímido, apenas 6,4 milímetros. A tendência, no entanto, é de que mais pancadas de chuva ocorram nesta terça-feira (31) e nos próximos dias.

A meteorologista do Inmet, Helena Balbino, explica que o aumento da umidade na atmosfera facilita a entrada das frentes frias e, consequentemente da chuva, na região de Sorocaba. “A previsão é que terça-feira já chova um pouco mais. Ficando um pouco mais úmido, acaba que a frente já encontra a atmosfera mais úmida e ocorre chuva novamente, não fica tão bloqueado”.

Depois de um fim de semana quente e seco em Sorocaba, a semana começou mais úmida e fria. No domingo (29), às 15h Sorocaba registrava 30,3ºC e a umidade relativa do ar estava em apenas 25%, segundo os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Já nesta segunda-feira (30), após a chuva, a cidade registrava 19,6ºC e 80% de umidade relativa do ar às 13h. Para esta terça-feira (31), a previsão é de que a temperatura fique entre 15ºC e 30ºC, com tempo parcialmente nublado, de acordo com o Inmet.

Ventos

Apesar do baixo volume de água, a chuva veio acompanhada de rajadas de vento de até 12,5 metros por segundo (por volta de 45 km/h), conforme registrado pelo Inmet. Segundo a CPFL Piratininga, às 11h30, houve a interrupção no fornecimento de energia para os bairros da Vila Hortência e Jardim Prestes de Barros, em decorrência da chuva com ventos fortes. O fornecimento teria sido completamente restabelecido às 12h25.

O clima deve ficar úmido nesta terça-feira (31) em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério

Galeria

Confira a galeria de fotos