Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cetesb inaugura nova sede em Sorocaba

26 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Cetesb inaugura nova sede em Sorocaba Imóvel histórico construído em 1928 para lavar e acondicionar laranjas produzidas em Sorocaba foi recuperado. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/7/2020)

Com investimento de R$ 4,4 milhões, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), inaugura nesta segunda-feira (27), às 9h, sua nova sede e laboratório em Sorocaba. Ela foi instalada na rua Epitácio Pessoa, nº 269, Além Ponte, no imóvel histórico que sediou o antigo Packing House -- construído em 1928 para lavar e acondicionar laranjas produzidas em Sorocaba nos vagões de trem que distribuíam o produto.

Além de Sorocaba, a nova sede irá prestar serviço para as agências ambientais de Itu, Botucatu, Itapetininga, Capão Bonito e Avaré, totalizando 69 cidades e aproximadamente 2,7 milhões de habitantes.

Entre os serviços prestados pela unidade em Sorocaba, o atendimento ocorre predominantemente na zona urbana, em razão das atividades industriais. Há, também, atendimento significativo na zona rural, que envolve autorizações para intervenção nos recursos naturais, como supressão de vegetação, intervenção em área de preservação permanente (APP), entre outros.

A agência de Sorocaba será dirigida pelo gerente e engenheiro Ezio Mantegazza, que comandará o trabalho de 21 colaboradores. Só no novo laboratório, haverá seis especialistas: um gerente técnico, um encarregado do laboratório e responsável pela qualidade, um químico, um administrativo e dois técnicos ambientais.

Entre os principais equipamentos do novo laboratório, há um extrator de óleos e graxas, analisador de carbono orgânico e o multiparâmetro para determinação em campo. Serão realizados ensaios de agregados orgânicos e de compostos inorgânicos, além de variáveis físico-químicas: pH, condutividade, turbidez, alcalinidade e ensaios de campo.

Segundo a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, o objetivo da nova sede e laboratório é conseguir cuidar de todas as demandas com competência técnica, aplicação da legislação e no tempo esperado pelos usuários do sistema.

A inauguração da nova sede da Agência Ambiental de Sorocaba e do Laboratório Ambiental será feita com transmissões pelas redes sociais, no Youtube (youtube.com/cetesboficial) e no Facebook (facebook.com/cetesbsp). “O momento pede cautela. É fundamental seguir as orientações do Centro de Contingência do Estado. Por outro lado, não podemos adiar a inauguração de um laboratório ambiental que atenderá a 69 cidades e 2,7 milhões de habitantes da região de Sorocaba. Será uma inauguração online, com o necessário cuidado em tempos de pandemia”, afirma Patrícia.

Às 10 horas, será feita uma live com a mediação da diretora-presidente e com a participação de diretores técnicos da companhia: Zuleica Lisboa Perez, de Controle e Licenciamento Ambiental; Domenico Tremaroli, de Avaliação de Impacto Ambiental; e Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental.

Durante a live, com transmissão pelas redes sociais da Cetesb, haverá o lançamento da edição atualizada dos relatórios estaduais anuais de “Qualidade do Ar”, “Qualidade das Praias e Qualidade das Águas Costeiras” e do “Inventário de Resíduos Sólidos Urbanos - 2019”. (Ana Cláudia Martins)