Sorocaba e Região

Cetesb confirma que ETE Pirajibu está inoperante em Itu

Cidade tem descartado esgoto sem tratamento em afluentes do rio homônimo
Itu tem descartado esgoto sem tratamento em rios. Crédito da foto: Marcel Scinocca (6/10/2020)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pirajibu, em Itu, inaugurada em 2018, está inoperante. A informação vai ao encontro do publicado em reportagem desta quinta-feira (8) pelo Cruzeiro do Sul. A informação é de que não havia atividade no local. A situação ocorre ao passo que a cidade tem descartado esgoto in natura, ou seja, sem tratamento, em afluentes do rio Pirajibu, que desemboca no rio Sorocaba no bairro Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba.

A Cetesb fiscalizou a unidade, “constatando que a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE está inoperante e acompanha o caso”, afirma o órgão paulista responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. A Cetesb ainda informa que “serão necessários reparos significativos na instalação”. O órgão ainda garantiu que fará, nos próximos dias, uma nova vistoria na área.

Conforme a publicação do Cruzeiro desta quinta-feira, ao menos dois pontos de poluição foram localizados, sendo um no bairro Portal do Éden e outro no quilômetro 82 da rodovia Castelo Branco. A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) não comentou a situação, após ser questionada pela reportagem na quarta-feira (7). (Marcel Scinocca) 

 

 

 

 

Comentários