Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cetesb confirma que ETE Pirajibu está inoperante em Itu

08 de Outubro de 2020 às 15:14
Marcel Scinocca [email protected]

Itu tem descartado esgoto sem tratamento em rios. Crédito da foto: Marcel Scinocca (6/10/2020)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pirajibu, em Itu, inaugurada em 2018, está inoperante. A informação vai ao encontro do publicado em reportagem desta quinta-feira (8) pelo Cruzeiro do Sul. A informação é de que não havia atividade no local. A situação ocorre ao passo que a cidade tem descartado esgoto in natura, ou seja, sem tratamento, em afluentes do rio Pirajibu, que desemboca no rio Sorocaba no bairro Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba.

A Cetesb fiscalizou a unidade, “constatando que a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE está inoperante e acompanha o caso”, afirma o órgão paulista responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. A Cetesb ainda informa que “serão necessários reparos significativos na instalação”. O órgão ainda garantiu que fará, nos próximos dias, uma nova vistoria na área.

Conforme a publicação do Cruzeiro desta quinta-feira, ao menos dois pontos de poluição foram localizados, sendo um no bairro Portal do Éden e outro no quilômetro 82 da rodovia Castelo Branco. A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) não comentou a situação, após ser questionada pela reportagem na quarta-feira (7). (Marcel Scinocca)