Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerimônia oficializa o Museu Maçônico

08 de Novembro de 2020 às 00:01

Cerimônia oficializa o Museu Maçônico Espaço reunirá memórias e singularidades da vida e das ações realizadas pela ordem na região. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/11/2020)

Uma cerimônia realizada na manhã de ontem no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) oficializou a inauguração do Museu Maçônico de Sorocaba e Votorantim.

Idealizado pelo Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim, o Museu Maçônico tem como objetivo principal ser um braço cultural da fraternidade maçônica destas duas cidades e, ao mesmo tempo, um espaço formativo, revelando para os cidadãos memórias e singularidades da vida e das ações realizadas pela ordem na região.

O acervo do museu ainda está em formação e deverá ser aberto ao público em 2021, na sede do IHGGS. Segundo o presidente do Museu, o empresário Cláudio Lamedica, a inauguração representa o “primeiro passo” para a criação de uma instituição cultural aberta a todos os cidadãos da região. O museu vai reunir livros, fotografias, documentos históricos e artefatos da Maçonaria oriundos de doação e empréstimo dos membros das 39 lojas maçônicas existentes em Sorocaba e Votorantim. (Da Redação)