Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerca de mil pessoas participam da 21ª Caminhada da Penha neste domingo

28 de Abril de 2019 às 13:59
Marcel Scinocca [email protected]

Ao longo do caminho, os romeiros se dividiram em dezenas de grupos. Crédito da foto: Erick Pinheiro.

Cerca de mil pessoas, conforme os organizadores, participaram da Caminhada da Penha neste domingo (28), em Votorantim. A ação já faz parte do calendário oficial de eventos de Votorantim. Foi a 21ª edição da caminhada.

A concentração foi realizada em frente à Igreja de São José, no bairro Dominguinho. Os primeiros a iniciar a caminhada saíram por volta das 4h30. Antes, porém, houve a tradicional distribuição de pão para os devotos. O alimento foi preparado e distribuído pela quarta vez por Mário Aparecido Fernandes, que integra a Comitiva da Alegria. Para a distribuição, ele conta com ajuda da dona Eunice Batista Neves, que há quinze anos ainda ajuda a enfeitar a imagem da santa, que também faz o trajeto.

A caminhada ainda contou com outros dois pontos de apoio, que incluía a distribuição de água. Havia também uma ambulância. A Polícia Militar, a Guarda Municipal e agentes de trânsito de Votorantim garantiram a segurança do evento.

Ao longo do caminho, os romeiros se dividiram em dezenas de grupos. Entretanto, muitas pessoas preferiram percorrer o caminho de forma solitária. Caso da dona Margarida de Brito, de 69 anos, que participa pela 19ª vez. "Estou aqui e já pensando no ano que vem", conta entusiasmada. Aliás, dessa vez ela conseguiu trazer a filha, de 50 anos. "Só que ela ficou lá atrás, nem sei onde está", brinca.

Os primeiros a iniciar a caminhada saíram por volta das 4h30. Antes, porém, houve a tradicional distribuição de pão para os devotos. Crédito da foto: Erick Pinheiro.

Como ocorre em todas as edições, muitas famílias estavam presentes. A Aline Aparecida Chiqueto, de Votorantim, estava na companhia do marido, Cesar Alberto de Almeida, porém, em outro pelotão estavam o irmão, sobrinho, cunhado e filhos. “Ano que vem estarei de novo. Vim pela fé e pala sensação de paz que a caminhada proporciona”, diz. A caminhada contou com crianças e adolescentes.

Ao longo do caminho, muitas pessoas que participaram da caminhada pela primeira vez, caso do sorocabano Sérgio da Silva Castro. “A gente não pede muito, vem mais para agradecer”, diz.

Por volta das 7h40, os primeiros romeiros começaram a chegar à Capela da Penha após concluir os 20 quilômetros da caminhada. No local, onde foram recepcionados pela Orquestra de Viola Caipira de Votorantim, o privilégio da visão de Sorocaba e Votorantim, do alto da Serra de São Francisco.

Como também é tradicional, o evento de fé e que exige determinação e preparo físico, foi encerrado com um missa. “Tivemos o mesmo número de pessoas com relação ao passado. Repetimos o sucesso”, conta o organizador Paulo Roberto Ferreira Camargo, mais conhecido como Beto Zen. Ele conta que as expectativas para os próximos anos são grandes, incluindo a 25ª, em 2023.

Beto Zen também falou também das expectativas para o ano que vem. A ideia seria já contar com a caminhada no conceito estrada-parque. Para isso, ele diz que a ideia é unir as prefeituras de Sorocaba e Votorantim em torno do tema. “Estamos quase engrenando para o ano que vem, quem sabe, já termos essa novidade.”

Galeria

Confira a galeria de fotos