Buscar no Cruzeiro

Buscar

Centro Médico inicia teste para avaliar anticorpos da Covid-19 em Sorocaba

18 de Fevereiro de 2021 às 15:40

Piedade e Tietê divulgam boletim de atualização da Covid-19 O teste deve ser realizado após 21 dias do quadro clínico inicial do paciente. Crédito da foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo (15/06/20)

A clínica de diagnósticos agora realiza um novo teste aprovado pela Anvisa e FDA, capaz de detectar a presença de anticorpos neutralizantes (ANTIRBD) contra o vírus causador da Covid-19. O Teste de Neutralização SARS-CoV-2, como é chamado, é feito por sorologia, ou seja, coleta de sangue, e deve ser realizado após 21 dias do quadro clínico inicial do paciente.

A diferença entre os testes sorológicos existentes e o de anticorpos neutralizantes são que os exames de IgM, IgG e anticorpos totais possuem sensibilidade para detectar se houve contato prévio com o vírus, mas não são específicos para a neutralização do SARS-CoV-2.

É importante ressaltar que os resultados deste teste, assim como outros para Covid-19, não devem ser interpretados como imunidade parcial ou absoluta ao vírus. O teste não é indicado para detectar se a doença está ativa, pois ele analisa anticorpos que o sistema imunológico desenvolve em resposta ao vírus, não o próprio vírus. Sendo assim, devem-se manter as medidas de proteção contra a Coronavírus recomendadas pelo Ministério da Saúde e ANVISA quanto ao distanciamento social, uso de máscaras, uso de protetores faciais (faceshield), álcool gel etc.

Os testes laboratoriais devem sempre ser interpretados pelo médico em conjunto com os dados clínicos, epidemiológicos e de outros exames laboratoriais ou de imagem. O agendamento deve ser feito pela central de atendimento ao cliente por meio do telefone: (15) 2102-0800 ou whatsapp: (15) 98179-0066. É necessária a apresentação de um documento com foto e o pedido médico. O prazo para entrega do resultado é de até 6 dias úteis. (Da Redação)