Buscar no Cruzeiro

Buscar

Centro de Estabilização montou 20 leitos

04 de Março de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Centro de Estabilização montou 20 leitos Prédio da UBS do Jardim São Guilherme está sendo preparado para atender pacientes Covid. Crédito da foto: Fábio Rogério (3/3/2021)

O Centro de Estabilização Covid, que está sendo montado no prédio da UBS do Jardim São Guilherme, finalizou ontem (3) os primeiros 20 leitos, de um total de 60 que serão montados no local. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), ontem foram entregues 20 leitos, sendo 17 de enfermagem e três de suporte ventilatório avançado.

Conforme a SES, do total de 60 leitos, o Centro de Estabilização terá 40 de enfermaria e 20 de suporte ventilatório avançado, que é semelhante a um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, os leitos de suporte ventilatório avançado é para atender casos mais complexos e os demais, clínicos. “Nesta quinta-feira (4), haverá a ampliação de mais 20 leitos Covid, chegando ao total de 40. Após 20 dias, o Centro de Estabilização terá um total de 60 leitos para atender os acometidos com a doença”, informa o secretário.

Ainda conforme a SES, apesar dos primeiros 20 leitos estarem prontos no Centro de Estabilização, até o fim da tarde de ontem, nenhum paciente estava internado no local. A pasta municipal informou ainda que os atendimentos da UBS São Guilherme serão remanejados para as UBSs mais próximas, sem que haja qualquer prejuízo à população. “Os atendimentos que já estavam agendados serão todos assistidos”, afirma o secretário. Porém, na manhã de ontem algumas pessoas que tinham agendamentos foram surpreendidos com a mudança da UBS para Centro de Estabilização Covid.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a ampliação de leitos tem como objetivo dar retaguarda de assistência à população e evitar que nenhum sorocabano fique sem o atendimento para combater a Covid-19. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse que diante do aumento de novas internações e casos da Covid-19, em todo o País, a Prefeitura de Sorocaba precisou agir de forma ágil com a ampliação de leitos.

Mais 13 leitos

Além dos 60 leitos do Centro de Estabilização do Jardim São Guilherme, a Prefeitura de Sorocaba anunciou ainda a contratação de 13 leitos, sendo três de UTI e 10 de enfermaria, em um hospital privado da cidade, que fica próximo à Santa Casa de Sorocaba.

Os 13 leitos que foram contratados pela Prefeitura de Sorocaba com o hospital Amhemed deverão entrar em operação amanhã (5). O contrato, inicialmente, é por 60 dias, podendo ser prorrogado. O custo por leito de enfermaria é de R$ 730 por dia. Já para a UTI Covid, o valor pode chegar a R$ 2.400 por dia, segundo a SES. Assim, no total, a cidade passará a contar com 73 leitos Covid. O anúncio dos novos leitos foram divulgados pela Prefeitura de Sorocaba na terça-feira (3). (Ana Cláudia Martins)