Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cemitérios públicos vão abrir no Dia de Finados em Sorocaba

28 de Outubro de 2020 às 17:05

Sepulturas de cemitérios de Sorocaba são alvos de furtos O cemitério da Saudade é um dos que estarão abertos no Dia de Finados. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/9/2019)

Os cemitérios públicos de Sorocaba estarão abertos à visitação na segunda-feira (2), feriado do Dia de Finados. A Prefeitura de Sorocaba reconsiderou a decisão de mantê-los fechados. A população poderá comparecer aos cemitérios Saudade, Santo Antônio, Consolação e Aparecidinha. O Memorial Park e o Pax, ambos privados, também receberão visitantes. O horário de funcionamento será das 8h às 16h30.

Instrução normativa da Secretaria da Saúde (SES), publicada no dia 19 de outubro, no jornal Município de Sorocaba, mantinha inalterados os serviços nos cemitérios. Contudo, determinava a proibição das visitas, tanto aos públicos, quanto particulares. Agora, porém, a administração municipal decidiu reabri-los.

Justificativa para reabertura

Segundo o Executivo, a reabertura se deve ao estado epidemiológico da cidade. Atualmente, o município está na fase verde do Plano São Paulo. Além disso, justifica a pasta, a medida está em consonância com a autorização do governo do Estado de São Paulo. O governo estadual, completa, concedeu às cidades paulistas o aval para abrir os cemitérios no feriado.

Medidas de segurança

Para o funcionamento, esses locais deverão seguir medidas de segurança e prevenção à Covid-19. Os espaços deverão restringir o acesso de pessoas a 60% da capacidade. Será necessário, ainda, o controle de entrada e saída, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70% para higienização das mãos. Também deverá ser respeitado o distanciamento social. Os visitantes deverão manter a distância mínima de dois metros.

Estão vedados cultos ou atividades similares que gerem aglomeração. Por questão de segurança, o comércio ambulante no entorno dos cemitérios não será permitido. Ademais, os visitantes devem permanecer no local somente o tempo mínimo necessário.

Consulta prévia

Os critérios de observação das condições para as visitas estão sendo definidos por meio de Normativa da Prefeitura. O documento será publicado nesta quinta-feira (29), no jornal Município de Sorocaba.

Quem for visitar os locais deverá acessar previamente o site da Serpo, para consultar a localização do túmulos. A medida visa evitar fila na administração dos cemitérios. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)