Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cemitérios municipais registram movimento nesta manhã de Finados

02 de Novembro de 2020 às 10:08
Ana Claudia Martins [email protected]

Cemitérios municipais da Saudade e da Consolação registram movimento nesta manhã de segunda (2). Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

Os seis cemitérios de Sorocaba funcionam nesta segunda-feira (2), feriado de Dia de Finados, até às 16h30, com limite de até 60% de suas capacidades, além de medidas para evitar a Covid-19.

No Cemitério da Saudade, um dos mais tradicionais da cidade, os visitantes começaram a chegar já a partir das 8h, quando o local abriu. Já no Cemitério da Consolação, na Vila Haro, o movimento é intenso nesta manhã. Todos os visitantes devem usar máscara facial, álcool em gel e manter o distanciamento necessário para evitar aglomerações.

Os critérios de observação das condições para essas visitas foram definidos por meio de Normativa que a Prefeitura de Sorocaba publicou na quinta-feira (29), no Jornal do Município.

A área destinada ao sepultamento de vítimas da Covid-19 no cemitério Santo Antonio foi isolada e permanece fora do perímetro de visitação. Os visitantes poderão fazer suas orações, preces, acender velas e deixar flores aos entes, vítimas da Covid-19. Entretanto, isso só pode ocorrer respeitando-se a delimitação do espaço, a restrição da área que permite maior segurança.

Cemitério da Consolação registra bastante movimento. Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

O chefe da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, Eliseu Solyom dos Santos, recomenda, ainda, que aquelas pessoas consideradas do grupo de risco evitem fazer a visita nos cemitérios, já que os cemitérios podem receber um número elevado de pessoas em circulação. A Serpo orienta ainda que os cidadãos deixem para visitar os cemitérios nos próximos dias, para ter uma visitação mais tranquila, com menos gente nos dias subsequentes.

A Serpo pede, também, que os munícipes que forem aos cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados para obter a localização da sepultura de seu ente e, assim, evitar fila na administração do cemitério.

Cemitério da Saudade fica aberto até às 16h30 neste feriado. Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

Outra orientação é para que os visitantes levem as flores sem sacos plásticos, ou celofane. Outra medida importante é não utilizar pratos de vasos de plantas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Outra opção é o uso de flores artificiais, pois plantas naturais precisam de vaso com água. Essas medidas são de extrema importância para evitar a dengue, sobretudo com a previsão de chuvas nesses dias.

Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado no Brasil e em alguns outros países no dia 2 de novembro, é um dia dedicado à memória de entes queridos que já se foram e faz com que centenas de pessoas, culturalmente, busquem os cemitérios para depositar flores, velas e seus sentimentos e orações em relação a seus queridos.

A data é inspirada em diversas tradições da antiguidade e que, a partir do Século 15, se espalhou pelo mundo na forma de um dia de veneração e respeito aos mortos. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à essa memória.

Os cemitérios municipais públicos Saudade; Santo Antônio, Consolação e Aparecidinha e os privados Memorial Park e Pax, costumam receber milhares de visitantes no feriado de Finados. No ano passado, os cemitérios receberam aproximadamente 50 mil pessoas, cerca de 10% a menos do que no ano anterior.

De acordo com a Serpo, o número de pessoas circulando pelos espaços nessa época varia de acordo com o dia da semana no qual a celebração cai. Quanto mais próximo a final de semana, menos gente visita seus mortos; isso por conta da extensão de dias de descanso, com feriado prolongado, por exemplo.

Operação especial

Desde às 6h, a Urbes realiza a operação especial de trânsito por conta do Dia de Finados e o movimento nos cemitérios da cidade. Agentes de trânsito monitoram as regiões onde se localizam os cemitérios com o objetivo de oferecer à população para orientar o trânsito nesses locais.

Na região do Cemitério da Saudade, a Urbes interditou a rua Pedro de Toledo nos dois sentidos. A via serve exclusivamente para a circulação de pedestres. Também permanece fechada ao trânsito a rua Princesa Isabel, entre as ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer. O retorno será possível na próxima quadra, na Domingos Angelotti.

Na região do Cemitério da Consolação, a rua Rangel Pestana, entre as vias Martins de Oliveira e Antonio Prado e entre Antonio Prado e Alcindo Guanabara, será exclusiva aos pedestres. Outra rua interditada é a Alcindo Guanabara, entre a vias José do Patrocínio e Teotônio de Araújo. Será proibido o estacionamento ao longo da Luiz Gabriotti e da avenida Pedro Bífano, na região do Cemitério Santo Antonio, facilitando o trânsito de veículos do transporte coletivo. O acesso principal ao cemitério está reservado exclusivamente para o trânsito de pedestres.

A Urbes informa, ainda, que vai monitorar o acesso principal, na avenida São Paulo, à região do Cemitério Pax, possibilitando a entrada e saída dos veículos com segurança. O estacionamento será permitido somente do lado direito da rua Epitácio Pessoa, no sentido de quem vem da avenida em direção ao cemitério.

Na região do cemitério Memorial Park, a Urbes alterou a mão de direção da Comendador Vicente do Amaral, entre a rua Artidoro Mascarenhas até a avenida Américo Figueiredo, no bairro Júlio de Mesquita Filho. Neste dia, das 6h às 18h, os motoristas vão podem acessá-la somente no sentido centro/bairro.

O objetivo da Urbes é contribuir com o tráfego no local, que será devidamente sinalizado e terá o acompanhamento de agentes de trânsito para orientar os motoristas. Além disso, também há reforço no transporte coletivo para quem deseja prestar suas homenagens aos entes falecidos. Carros extras foram colocados a partir das 7h para atender os cemitérios Consolação e Santo Antonio, com saída do Terminal Santo Antonio. Os ônibus operam com letreiro com os nomes dos locais para facilitar a identificação dos usuários.

O setor de Fiscalização da Urbes acompanhará o dia, mensurando a qualidade do atendimento prestado aos usuários e, caso seja necessário, realizará adaptações às linhas. A Urbes informa ainda que o telefone 118 funcionará normalmente para atender as demandas de trânsito e transportes. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos