Sorocaba e Região

Cemitérios municipais registram movimento nesta manhã de Finados

Cemitérios podem receber visitantes até 60% de suas capacidades, além de medidas para evitar aglomerações
Cemitérios municipais da Saudade e da Consolação registram movimento nesta manhã de segunda (2). Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

Os seis cemitérios de Sorocaba funcionam nesta segunda-feira (2), feriado de Dia de Finados, até às 16h30, com limite de até 60% de suas capacidades, além de medidas para evitar a Covid-19.

No Cemitério da Saudade, um dos mais tradicionais da cidade, os visitantes começaram a chegar já a partir das 8h, quando o local abriu. Já no Cemitério da Consolação, na Vila Haro, o movimento é intenso nesta manhã. Todos os visitantes devem usar máscara facial, álcool em gel e manter o distanciamento necessário para evitar aglomerações.

Os critérios de observação das condições para essas visitas foram definidos por meio de Normativa que a Prefeitura de Sorocaba publicou na quinta-feira (29), no Jornal do Município.

A área destinada ao sepultamento de vítimas da Covid-19 no cemitério Santo Antonio foi isolada e permanece fora do perímetro de visitação. Os visitantes poderão fazer suas orações, preces, acender velas e deixar flores aos entes, vítimas da Covid-19. Entretanto, isso só pode ocorrer respeitando-se a delimitação do espaço, a restrição da área que permite maior segurança.

Cemitério da Consolação registra bastante movimento. Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

O chefe da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, Eliseu Solyom dos Santos, recomenda, ainda, que aquelas pessoas consideradas do grupo de risco evitem fazer a visita nos cemitérios, já que os cemitérios podem receber um número elevado de pessoas em circulação. A Serpo orienta ainda que os cidadãos deixem para visitar os cemitérios nos próximos dias, para ter uma visitação mais tranquila, com menos gente nos dias subsequentes.

Leia mais  Escolas municipais de Sorocaba terão aula presencial em março

A Serpo pede, também, que os munícipes que forem aos cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados para obter a localização da sepultura de seu ente e, assim, evitar fila na administração do cemitério.

Cemitério da Saudade fica aberto até às 16h30 neste feriado. Crédito da foto: Vinicius Fonseca.

Outra orientação é para que os visitantes levem as flores sem sacos plásticos, ou celofane. Outra medida importante é não utilizar pratos de vasos de plantas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Outra opção é o uso de flores artificiais, pois plantas naturais precisam de vaso com água. Essas medidas são de extrema importância para evitar a dengue, sobretudo com a previsão de chuvas nesses dias.

Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado no Brasil e em alguns outros países no dia 2 de novembro, é um dia dedicado à memória de entes queridos que já se foram e faz com que centenas de pessoas, culturalmente, busquem os cemitérios para depositar flores, velas e seus sentimentos e orações em relação a seus queridos.

A data é inspirada em diversas tradições da antiguidade e que, a partir do Século 15, se espalhou pelo mundo na forma de um dia de veneração e respeito aos mortos. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à essa memória.

Os cemitérios municipais públicos Saudade; Santo Antônio, Consolação e Aparecidinha e os privados Memorial Park e Pax, costumam receber milhares de visitantes no feriado de Finados. No ano passado, os cemitérios receberam aproximadamente 50 mil pessoas, cerca de 10% a menos do que no ano anterior.

De acordo com a Serpo, o número de pessoas circulando pelos espaços nessa época varia de acordo com o dia da semana no qual a celebração cai. Quanto mais próximo a final de semana, menos gente visita seus mortos; isso por conta da extensão de dias de descanso, com feriado prolongado, por exemplo.

Leia mais  Conselho Tutelar identifica pai que obrigou filho a comer maconha

Operação especial

Desde às 6h, a Urbes realiza a operação especial de trânsito por conta do Dia de Finados e o movimento nos cemitérios da cidade. Agentes de trânsito monitoram as regiões onde se localizam os cemitérios com o objetivo de oferecer à população para orientar o trânsito nesses locais.

Na região do Cemitério da Saudade, a Urbes interditou a rua Pedro de Toledo nos dois sentidos. A via serve exclusivamente para a circulação de pedestres. Também permanece fechada ao trânsito a rua Princesa Isabel, entre as ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer. O retorno será possível na próxima quadra, na Domingos Angelotti.

Na região do Cemitério da Consolação, a rua Rangel Pestana, entre as vias Martins de Oliveira e Antonio Prado e entre Antonio Prado e Alcindo Guanabara, será exclusiva aos pedestres. Outra rua interditada é a Alcindo Guanabara, entre a vias José do Patrocínio e Teotônio de Araújo. Será proibido o estacionamento ao longo da Luiz Gabriotti e da avenida Pedro Bífano, na região do Cemitério Santo Antonio, facilitando o trânsito de veículos do transporte coletivo. O acesso principal ao cemitério está reservado exclusivamente para o trânsito de pedestres.

Leia mais  Denúncias de maus-tratos a animais passam de mil casos

A Urbes informa, ainda, que vai monitorar o acesso principal, na avenida São Paulo, à região do Cemitério Pax, possibilitando a entrada e saída dos veículos com segurança. O estacionamento será permitido somente do lado direito da rua Epitácio Pessoa, no sentido de quem vem da avenida em direção ao cemitério.

Na região do cemitério Memorial Park, a Urbes alterou a mão de direção da Comendador Vicente do Amaral, entre a rua Artidoro Mascarenhas até a avenida Américo Figueiredo, no bairro Júlio de Mesquita Filho. Neste dia, das 6h às 18h, os motoristas vão podem acessá-la somente no sentido centro/bairro.

O objetivo da Urbes é contribuir com o tráfego no local, que será devidamente sinalizado e terá o acompanhamento de agentes de trânsito para orientar os motoristas. Além disso, também há reforço no transporte coletivo para quem deseja prestar suas homenagens aos entes falecidos. Carros extras foram colocados a partir das 7h para atender os cemitérios Consolação e Santo Antonio, com saída do Terminal Santo Antonio. Os ônibus operam com letreiro com os nomes dos locais para facilitar a identificação dos usuários.

O setor de Fiscalização da Urbes acompanhará o dia, mensurando a qualidade do atendimento prestado aos usuários e, caso seja necessário, realizará adaptações às linhas. A Urbes informa ainda que o telefone 118 funcionará normalmente para atender as demandas de trânsito e transportes. (Da Redação)

Comentários