Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cemitérios municipais ficarão fechados no Dia dos Pais em Sorocaba

06 de Agosto de 2020 às 15:54

enterro em Sorocaba Detalhe de sepultura no cemitério da Saudade. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (27/7/2016)

Os cemitérios municipais de Sorocaba permanecerão fechados no próximo domingo (9), data de comemoração do Dia dos Pais. A lista inclui o Santo Antonio, Consolação, Saudade e Aparecidinha.

Esses cemitérios estão fechados desde 20 de março devido à situação pandêmica da Covid-19. O fechamento à visitação segue por tempo indeterminado enquanto durar a quarentena.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, trata-se de medida protetiva determinada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como forma de impedir a transmissão do novo coronavírus. Também visa a proteção tanto da população quanto dos funcionários que atuam nesses espaços.

Medidas adotadas

Outras medidas continuam sendo tomadas pelo governo municipal para evitar a transmissão viral. Entre elas, a não realização de velórios nos casos positivos e suspeitos da Covid-19 e a não permissão da entrada de familiares durante o sepultamento.

Óbitos decorrentes da doença Covid-19 são enterrados, exclusivamente, do cemitério Santo Antonio. A exceção é para aqueles que possuem sepulturas nos cemitérios particulares, ou em outros municípios.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos agentes cemiteriais é obrigatório, além deles cumprirem com todas as recomendações de higienização preconizadas pela Secretaria da Saúde de Sorocaba. As exumações também estão suspensas por tempo indeterminado.

[irp posts="31282" ]

 

A realização de sepultamentos em todos os cemitérios municipais obedece ao atendimento das 9h às 16h. Somente o cemitério Santo Antonio tem o seu horário estendido para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)