Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cemitérios devem receber mais de 65 mil visitantes no Dia de Finados

31 de Outubro de 2018 às 23:16

Cemitérios devem receber mais de 65 mil Todos os cemitérios municipais funcionam normalmente, das 8h às 17h, desta sexta-feira (2). Crédito da foto: Fábio Rogério

Pelo menos 40 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais de Sorocaba desta sexta-feira (2) por conta da celebração do Dia de Finados. A estimativa é da prefeitura, que também providenciou, por meio da Urbes -- Trânsito e Transporte, esquema especial nos horários de linhas que atendem a alguns dos cemitérios. O Memorial Park, situado no bairro Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba 1), deve receber 25 mil visitantes.

Tendo em vista a expectativa de que cerca de 40 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais, a Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), junto à Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), tem intensificado a limpeza e manutenção para receber a população. O horário de funcionamento no Dia de Finados será normal, das 8h às 17h, com o fechamento dos portões a partir das 16h30.

A Urbes  informa que a linha 60 Ouro Fino atenderá ao cemitério Santo Antônio em todas as viagens no período das 7h às 18h. Também serão disponibilizados seis ônibus extras para atender ao Cemitérios da Consolação, na Vila Haro, ao Santo Antônio, no Wanel Ville, e Memorial Park, no Sorocaba 1.

Como faz tradicionalmente, o Saae fornecerá caixas d’água nos cemitérios da Saudade, Santo Antônio e Consolação. Já a Guarda Civil Municipal (GCM), irá intensificar a segurança de todos os cemitérios e suas proximidades, com rondas monitoradas das 6h às 18h.

Nos dois cemitérios particulares da cidade, os horários serão diferenciados. O Pax, que fica na Árvore Grande, normalmente funciona 24h, e a administração informa que haverá venda de flores no local.O Pax não divulgou estimativa de público.

O Memorial Park estará aberto das 7h às 18h. A gerente administrativa Michele Cristina de Lima disse que a expectativa é de que passem pelo Memorial Park cerca de 20 a 25 mil pessoas, entre as 7h e 18h. A administração também informa que no local serão vendidas velas e flores e também haverá, para quem puder colaborar, a campanha de doação de um quilo de alimento ou um litro de leite longa vida a serem revertidos para entidades assistenciais.

Programação ecumênica marca a data

Como é de costume no Dia de Finados, os cemitérios terão programação ecumênica, visando assim abranger todas as crenças. O cemitério da Aparecidinha terá missa às 10h e 15h30, e no Consolação, haverá missa às 8h30, 10h e às 15h. Já no cemitério da Saudade, a programação será das 8h30 às 15h30. No primeiro horário, haverá missa ministrada pela paróquia São Bento, e, às 10h, pela paróquia Santa Rita. Às 11h, será a vez da cerimônia pelo Templo Espiritual de Umbanda Baiano José Trindade e Cabocla Jurema. Ao meio-dia, será feito um culto pela Igreja Assembleia de Deus Ministério de Belém, e, às 15h30, missa pela paróquia São José Operário.

No cemitério Santo Antônio, às 8h30, haverá missa realizada pela paróquia do Divino; às 10h, pela paróquia Santa Maria Madalena; e, às 15h30, a paróquia de São José Operário fará a missa.

No cemitério Pax, a programação se inicia às 8h com homenagem aos policiais militares ali sepultados e, às 8h10, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine, celebrará uma missa. Cultos das igrejas Restaurando Vidas (Jd. Gonçalves), Batista Central, Assembleia de Deus Ministério de Madureira (Vila Rica) e a Batista Shalon acontecerão às 9h10, 10h10, 11h10, e 14h, respectivamente. O coral Madrigal da Uniso, regido por Cádmo Fausto se apresenta às 16h, e, na sequência, às 17h, o padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral Metropolitana realiza a última missa. Às 18h, por fim, acontece o encerramento das solenidades e o descerramento das bandeiras.

A primeira celebração do Dia de Finados no cemitério Memorial Park será às 8h, com homenagem aos policiais militares mortos no cumprimento do dever, e, às 9h, o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, da paróquia São Judas Tadeu, no Central Parque, celebra uma missa. Às 11h, haverá oração ecumênica por Yoshimi Saito, e, às 16h, o padre Aparecido Carlos dos Passos (padre Carlinhos), realiza a última cerimônia religiosa do dia.