Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cemitérios de Sorocaba seguirão fechados para visitação no Dia das Mães

07 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Homenagens às mães falecidas será diferente Os cemitérios municipais de Sorocaba estão sem receber visitação pública desde o dia 20 de março. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/5/2020)

O Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (10), será diferente em 2020. As homenagens, flores e orações nos cemitérios municipais e particulares de Sorocaba e de cidades da Região Metropolitana (RMS) não irão ocorrer porque os locais estão fechados para a visitação pública por conta da pandemia do novo coronavírus desde o mês passado.

Em Sorocaba, por exemplo, os quatro cemitérios municipais (Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha) só funcionam das 9h às 15h30 para sepultamentos.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informa que serão colocados avisos sobre o decreto de Calamidade Pública (25.663 de 21/3/2020) nos cemitérios municipais. A Serpo disse ainda que não dispõe de números sobre o movimento nos cemitérios municipais de Sorocaba.

Como medida de prevenção à transmissão da Covid-19, o fechamento dos cemitérios municipais da cidade foi publicado no Jornal do Município no dia 18 de março e a partir do dia 20 do mesmo mês eles foram fechados para a visitação pública.

A determinação segue a normativa da Serpo, e, por enquanto, o retorno da abertura dos cemitérios para visitação não está definido e vai depender do cenário epidemiológico de Sorocaba.

O jornal Cruzeiro do Sul também questionou os dois cemitérios particulares da cidade: Pax e Memorial Park. O Pax informou que o cemitério segue o que determina o decreto municipal e por isso permanecerá fechado, inclusive no Dia das Mães, já que a visitação pública está proibida, temporariamente, por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o Pax oferece às famílias o serviço de colocação de flores nos jazigos, cuja tarefa é feita pelos funcionários do próprio local, para que a data não passe em branco.

Já o Memorial Park disse que o cemitério encontra-se fechado para visitação pública e que no domingo, Dia das Mães, também não estará aberto para visitas, apesar da importância da data.

Cemitérios da RMS também fechados

Em Araçoiaba da Serra e em Itu, os cemitérios municipais também estarão fechados no Dia das Mães por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informa que o cemitério municipal encontra-se fechado para visitação, inclusive no próximo domingo (10), Dia das Mães, conforme o Decreto Municipal nº 2.088, como medida de prevenção e combate à pandemia de Covid-19.

Já a Prefeitura de Itu, por meio de seu Departamento de Serviços Funerários, comunica à população que os eventos alusivos ao Dia das Mães não acontecerão neste ano no cemitério municipal.

O motivo é o cumprimento dos decretos (municipal e estadual) que estabelecem a quarentena durante a pandemia do novo coronavírus. “O cemitério municipal, dentro das determinações já mencionadas, não está aberto para visitações e está funcionando somente para a realização de sepultamentos”, diz o município.

Segundo a Prefeitura de Itu, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa e evitem sair, evitem aglomerações, e quem puder, deve acompanhar as missas pelas almas das mães falecidas às 10h e às 18h na página do Facebook do Padre  Antonio Ferreira da Silva "Padre Ton", da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Além dos avisos fixados no portão do cemitério, tem guarda no local, que orienta quem comparecer. De acordo com a Prefeitura de Itu, em média de 12 a 15 mil pessoas, costumam passar pelo cemitério municipal na data.

Itapetininga abrirá os nove cemitérios

Homenagens às mães falecidas será diferente O Pax oferece às famílias o serviço de colocação de flores nos jazigos, tarefa feita por funcionários. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS

Contrariando a maioria das cidades da RMS, a Prefeitura de Itapetininga afirma que a cidade tem nove cemitérios municipais e que os nove estarão abertos no Dia das Mães.

Segundo a Prefeitura, os dois maiores cemitérios municipais da cidade são o São João Batista e o do Santíssimo, ambos localizados no bairro Vila Branco. Já os outros sete estão localizados na área rural do município. “Embora todos estejam abertos no Dia das Mães, a expectativa é de que haja uma redução no número de visitantes, reflexo do que já tem sido observado por conta da pandemia. Em anos anteriores, na data, a média é de 10 mil visitantes”, diz a Prefeitura.

A administração municipal afirma ainda que, nos dois maiores cemitérios, onde o fluxo de pessoas é mais acentuado, haverá orientações com relação à Covid- 19, por meio da Secretaria da Saúde. As recomendações aos visitantes que optarem em ir ao cemitério no Dia das Mães são: não sair de casa se estiver apresentando qualquer sintoma respiratório; utilizar máscara de proteção; respeitar o distanciamento entre os visitantes; permanecer o menor tempo possível no interior do cemitério, e fazer a higienização das mãos ao sair. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos