Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cemitérios abrem nesta segunda com protocolos sanitários

01 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Cemitérios abrem amanhã com protocolos sanitários Os seis cemitérios de Sorocaba estiveram fechados ontem. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

 

Os seis cemitérios de Sorocaba deverão receber visitantes nesta segunda-feira (2) Dia de Finados. Eles permaneceram fechados neste sábado (31) e deverão reabrir especialmente para a data, e com várias regras sanitárias por conta da pandemia do coronavírus, e prosseguirão abertos nos dias subsequentes. Além do uso obrigatório de máscara, álcool gel e distanciamento necessário para a prevenção da Covid-19, os cemitérios poderão receber somente até 60% de sua capacidade.

No entanto, para evitar aglomerações no Dia de Finados, em algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), como Iperó e Itapetininga, os cemitérios já estavam abertos. Segundo as prefeituras municipais, o objetivo é evitar que ocorra uma grande concentração de visitantes na segunda, quando as pessoas irão se dedicar à memória de entes queridos que já se foram. Em Iperó, por exemplo, ontem houve até aferição de temperatura dos visitantes.

Já em Sorocaba, a Prefeitura decidiu reabrir os cemitérios municipais a partir do feriado de Finados e pede que a população vá aos locais após a data, para evitar aglomerações.

Os cemitérios públicos: Saudade, Santo Antônio, Consolação e Aparecidinha, e os privados: Memorial Park e Pax, costumam receber milhares de visitantes no Dia de Finados. No ano passado, os cemitérios da cidade receberam aproximadamente 50 mil pessoas.

De acordo com a Serpo, o número de pessoas circulando pelos espaços nessa época varia de acordo com o dia da semana no qual a celebração cai. Quanto mais próximo ao final de semana, menos gente visita seus mortos. Isso por conta da extensão de dias de descanso, com feriado prolongado, por exemplo.

Delimitação de espaço

Os critérios de observação das condições para essas visitas foram definidos por meio de normativa que a Prefeitura de Sorocaba publicou no jornal Município de Sorocaba.

A área destinada ao sepultamento de vítimas da Covid-19 no Cemitério Santo Antonio estará isolada e fora do perímetro de visitação. Os visitantes poderão fazer suas orações, preces, acender velas e deixar flores às vítimas da Covid-19. Entretanto, isso só vai poderá acontecer respeitando-se a delimitação do espaço, a restrição da área que permite maior segurança.

O chefe da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, Eliseu Solyom dos Santos, recomenda, ainda, que aquelas pessoas consideradas do grupo de risco evitem fazer a visita na segunda, já que os cemitérios poderão receber um número elevado de pessoas.

Segundo ele, os cemitérios reabrem ao público a partir desse dia, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de visitação mais tranquila, com menos gente nos dias subsequentes.

A Serpo pede, também, que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados para obter a localização da sepultura de seu ente e, assim, evitar fila na administração do cemitério. O horário de visitação será das 8h às 16h30. (Ana Cláudia Martins)