Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ceeja tem inscrições abertas para adultos e jovens

23 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Ceeja tem inscrições abertas para adultos e jovens Sorocaba e Votorantim possuem unidades do Ceeja. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (28/10/2010)

A Secretaria Estadual da Educação oferece uma opção mais flexível, no formato híbrido, para os jovens e adultos que queiram completar seus estudos na educação básica por meio dos Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja).

Diferente do modelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde os estudantes precisam ir às escolas todos os dias, no curso oferecido pelo Ceeja, o aluno pode decidir os dias em que comparece à unidade presencialmente para conversar com os professores de forma individual. Nessa modalidade os estudos são feitos em casa com o material didático disponibilizado e a orientação necessária.

Os estudantes também devem realizar presencialmente as avaliações parciais e final. A formação é organizada em regime de eliminação de matéria, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados.

Nos municípios que permitem a abertura das escolas no atual cenário de pandemia, os cursos de Ceeja seguem funcionando normalmente com o cumprimento dos protocolos nas atividades presenciais.

A rede estadual possui hoje cerca de 80 mil alunos matriculados em cursos de Ceeja no ensino fundamental e ensino médio. São 39 unidades no Estado, sendo uma em Sorocaba e outra em Votorantim, municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar. Outras informações podem ser obtidas no site da Diretoria de Ensino de Sorocaba (desorocaba.educacao.sp.gov.br). (Da Redação, com informações da Agência SP)