Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cecap realiza workshop sobre gestão de resíduos sólidos

04 de Julho de 2019 às 23:01

Cecap realiza workshop sobre gestão de resíduos sólidos Os gestores ambientais Fernando Carlos Zani e Hélio Rubens Jacintho Pereira Júnior. Crédito da foto: Fábio Rogério

O uso inteligente do processo produtivo foi tema do workshop “Gestão de resíduos sólidos e logística reversa”, apresentado na noite desta quinta-feira (04) pelos gestores ambientais Fernando Carlos Zani e Hélio Rubens Jacintho Pereira Júnior no Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap) -- unidade vinculada à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), localizada na sede do jornal Cruzeiro do Sul.

Nesse tema, a logística reversa se impõe como desafio. “Significa produzir mais com menos matéria-prima, diminuindo a gestão de resíduos e retomando os resíduos gerados para o processo produtivo”, descreveu Hélio Rubens. Por sua vez, Zani deixou claro que a questão tem abrangência no tripé que inclui as áreas social, econômica e ambiental.

Os dois gestores também deixaram claro que o domínio desse processo exige conhecimento da legislação sobre o setor. A Companhia Ambiental (Cetesb), órgão do Estado para o meio ambiente, instituiu em 2018 regulamento sobre os resíduos sólidos e logística reversa que deve ser cumprido. Quem descumprir fica sujeito a punições previstas na legislação.

Encontrar locais adequados para o depósito de resíduos sólidos também é outro desafio, segundo Hélio Rubens: “Licenciar aterro é difícil, tem que obedecer um milhão de regras.” Como exemplos, citou casos em que a área pretendida para um futuro aterro pode ser boa, mas a localização de um lençol freático pode complicar os planos.

Um dos presentes no workshop elogiou a “oportunidade” da apresentação do tema, por sua importância atual e permanente, e disse que discussões sobre o assunto deveriam ocorrer com mais frequência. (Carlos Araújo)