Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casos de picadas de escorpião aumentam quase 50% em Sorocaba neste ano

14 de Dezembro de 2018 às 08:31

O descarte incorreto de lixo favorece a proliferação dos escorpiões. Foto: Erick Pinheiro

A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira (13) ações de combate aos escorpiões e conscientização da população quanto às formas de prevenção ao aparecimento do aracnídeo. Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES), foram registrados 118 casos de picadas de escorpião neste ano, contra 79 em 2017 -- aumento de 49,36%. Apesar disso, a SES afirma que ao contrário de informações divulgadas em redes sociais não há infestação no município. Porém, nesse momento seria necessária a participação da população para evitar a proliferação de locais propícios ao surgimento de escorpiões e também na comunicação do aparecimento dos aracnídeos para as autoridades por meio dos canais adequados.

Embora, segundo o município, as secretarias já promovam trabalhos ao longo do ano, ações conjuntas serão intensificadas a partir de hoje em uma espécie de força-tarefa. O foco será na vistoria de áreas de risco e conscientização dos moradores. Além da SES, participarão também o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo).

O ponto de encontro da equipe será em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Rodrigo, na zona norte, às 9h30. O cronograma das ações sequentes ainda será divulgado.Também serão realizadas campanhas de conscientização nas redes sociais.

Lixo

De acordo com a Prefeitura, o descarte incorreto de lixo é o principal problema por favorecer a proliferação dos escorpiões. “Que a população tenha a consciência da importância de fazer o descarte do lixo e do entulho, resíduos de construção, em locais apropriados”, afirmou a secretária de Saúde, Marina Elaine Pereira.

O secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, afirmou que há 100 áreas públicas, consideradas pontos “viciados” de descarte de lixo irregular. Ele diz que a secretaria faz visitas e limpezas regulares nesses locais, mas que não é possível mantê-los limpos o tempo todo. “O que a Secretaria de Obras pede é que a população não jogue entulho em área pública. A Prefeitura disponibiliza na avenida General Motors o aterro de inertes da cidade”, afirma. Em caso de área particular sem manutenção, é possível denunciar a situação para a Prefeitura, que deve fiscalizar a área e pode autuar o proprietário.

Pilão acrescentou que o trabalho será reforçado. “(A Serpo) vai intensificar as ações em alguns pontos que a gente já tem ciência da ocorrência de um aparecimento grande de escorpiões”. O representante da Sema, Sérgio Salinas, também afirmou que as roçagens serão intensificadas.

Integrantes de secretarias detalham medidas a serem tomadas. Foto: Erick Pinheiro

Áreas de risco

A secretária de Saúde apela para que os munícipes alertem as autoridades sobre o aparecimento de escorpiões por meio dos canais oficiais: número 156, site da Prefeitura de Sorocaba e nas Casas do Cidadão. Através dessas reclamações é possível vistoriar as áreas de risco. “Com essa informação, o setor de zoonoses a partir do ponto reclamado faz todos os quarteirões adjacentes”, diz Marina. Segundo ela, em 2018 foram 887 notificações e 1.819 áreas vistoriadas.

Os bairros com maior incidência de escorpiões são: Wanell Ville e Piazza de Roma, na zona oeste; Jardim Brasilândia, Santa Esmeralda, São Bento e Lopes de Oliveira, na zona norte; e Jardim Santa Rosália, Vila Amato e terras de Arieta na zona leste.

Cuidados

De acordo com a bióloga e supervisora da Divisão de Zoonoses de Sorocaba, Juliana Mome, quem for picado por um escorpião deve procurar uma unidade de Saúde imediatamente. “O médico vai fazer a avaliação de risco e, se for necessário a utilização do soro, será encaminhada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba que é onde tem o soro antiescorpiônico”, diz. Nenhum óbito por picada de escorpião foi registrado em Sorocaba em 2018. Algumas medidas de prevenção apontadas, além da limpeza das residências e arredores, é checar roupas e sapatos antes do uso, e ainda manter ralos fechados.

Ônibus

Nesta semana, uma munícipe relatou ter sido picada por um escorpião em um ônibus do transporte coletivo de Sorocaba. Segundo a secretária de Saúde, teria sido apurado que o aracnídeo provavelmente estava na roupa dela, uma vez que os veículos são vistoriados antes do uso.

Galeria

Confira a galeria de fotos