Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casos de Covid-19 aumentam 46% em uma semana na Região de Sorocaba

07 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Casos aumentam 46% em uma semana na RMS Alumínio teve ontem a primeira confirmação de novo coronavírus; 26 das 27 cidades da Região Metropolitana possuem casos. Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS (31/3/2014)

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que compreende 27 municípios, tinha até esta quarta-feira (6) 513 casos confirmados de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O número é 46% maior que o registrado em 29 de abril, quando o jornal Cruzeiro do Sul publicou o mesmo balanço. O número era de 350.

O número de vítimas da doença também aumentou. Agora, 12 cidades da RMS contabilizam casos -- incluindo Capela do Alto, que registrou ontem a primeira morte. O número era de 34 óbitos na semana passada e foi a 43, com aumento percentual de 26%.

Por cidade

Alumínio confirmou ontem o primeiro caso de Covid-19. Até ontem, Alambari tinha dois casos confirmados e dois suspeitos. Araçariguama tinha cinco casos confirmados e nenhum suspeito. Em Boituva eram 18 casos confirmados e dois suspeitos. Capela do Alto apresentou dois casos confirmados e quatro suspeitos. Cerquilho tinha quatro casos confirmados e um suspeito. Cesário Lange tinha dois casos confirmados e dois suspeitos.

A cidade de Ibiúna tinha 30 casos confirmados e mais 42 aguardando resultado. Já Iperó possuía um caso confirmado e dois aguardando resultado. A cidade de Itapetininga contabilizava 29 casos confirmados e 12 suspeitos. Na mesma data, Itu registrava 26 casos confirmados e 28 que aguardavam resultado.

Já Mairinque tinha nove casos confirmados e quatro suspeitos. A cidade de Piedade possuía 35 casos confirmados. Pilar do Sul registrava 12 casos confirmados e nenhum suspeito. Porto Feliz tinha 16 confirmados e nove aguardando resultado.

Salto tinha 11 casos confirmados e 15 suspeitos. Em Salto de Pirapora, eram 10 casos confirmados e seis suspeitos. São Miguel Arcanjo registrava um caso confirmado e nenhum suspeito. São Roque contabilizava 34 confirmações e sete suspeitas. Sarapuí tinha um caso confirmado.

Com sete casos suspeitos, Tapiraí tinha uma confirmação. Em Tatuí, eram 31 casos positivos e nove suspeitos. Tietê tinha três casos confirmados e um aguardando resultado. Para finalizar, Votorantim tinha 30 casos confirmados e nove suspeitos.

Até a data, a RMS tinha 334 casos suspeitos, sendo que Sorocaba apresentava o maior índice -- 110. Em seguida, aparece a cidade de Ibiúna, com 42 casos. Na sequência, vem Araçariguama, com 29 casos suspeitos.

Araçariguama (1), Capela do Alto (1), Cerquilho (2), Cesário Lange (1), Ibiúna (2), Iperó (1), Itapetininga (2), Itu (5), Piedade (2), São Roque (2), Sorocaba (23) e Tatuí (1) são as cidades da RMS que apresentam mortes em decorrência do vírus.

Outros números

De acordo com o levantamento, que considera os dados fornecidos pelas próprias Prefeituras, o número de curados na RMS é de 272. Vale frisar ainda que apenas 12 dos 27 municípios da RMS divulgam o número de curados. Essa situação compromete a média geral.

Já o número de descartados, conforme o levantamento, era de 2.026 pessoas. Sorocaba, Ibiúna e Itapetininga apresentam os maiores dados. Na mesma data, havia ao menos 121 pessoas em isolamento, 54 internadas em enfermarias e 25 em UTIs. As cidades ainda acumulam 18 óbitos suspeitos por Covid-19.

Os dados consideram somente os casos confirmados para pacientes em internações de enfermarias e em UTIs. Excluindo óbitos e casos confirmados, os demais não são divulgados por 100% das cidades. (Marcel Scinocca)