Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casais abandonam cão ferido e são multados

28 de Setembro de 2019 às 00:01

Casais abandonam cão ferido e são multados Cão estava com patas quebradas. Crédito da foto: Divulgação

Dois casais que abandonaram um cachorro na rua, com as duas patas quebradas, irão responder por crime ambiental nos âmbitos penal, civil e administrativamente, além de terem de pagar multa de R$ 3 mil. A autuação foi feita ontem pela Polícia Ambiental.

Jussara Fernandes, da Ong Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah), e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, conta que na madrugada do dia 14 de setembro, dois casais procuraram uma clínica veterinária situada no Jardim São Paulo para deixar um cachorro que estava com as duas patas do lado esquerdo fraturadas. O veterinário teria prestado os primeiros socorros e quando pediu algum documento para fazer a internação, os casais disseram que não tinham e não se responsabilizaram por ele. O cachorro não pôde ser internado e tiveram de levá-lo embora. O horário era 3h da madrugada. Eles andaram um pouco com o carro e acabaram abandonando na calçada o animal fraturado, sem poder se locomover.

Jussara não sabe dizer se foram eles mesmos que atropelaram o cachorro, mas o que fizeram foi omissão de socorro. O carro que deixou o cachorro foi identificado por meio de vídeo.

De acordo com a protetora de animais, ela ficou sabendo do caso porque foi procurada por uma pessoa que viu o sofrimento do cachorro e pediu ajuda. As Ongs Gamah e Anjos e Protetores assumiram as responsabilidades e conseguiram interná-lo. “Agora a multa ficou mais cara que a cirurgia, que custou R$ 2,5 mil”, diz Jussara. Ainda conforme ela, o animal continua internado. “Mas a gente ainda não conseguiu o valor total da operação. Quem quiser colaborar, basta procurar direto o Hospital Saúde Animal (avenida General Carneiro, 2.093) e fazer a doação em nome do cachorro Paul”, afirma Jussara.

Paul também precisa de uma família e está disponível para adoção. Enquanto isso não acontece, as entidades estão à procura de um lar temporário para ele. Interessados podem falar diretamente com o hospital. (Daniela Jacinto)