Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa do Turista é finalizada com três anos de atraso

26 de Julho de 2020 às 00:01

Casa do Turista é inaugurada com dois anos de atraso O prédio está praticamente concluído, faltando apenas alguns detalhes e equipamentos. Crédito da foto: Divulgação / Secom

Mais de três anos após o prazo inicial, a nova sede do Centro de Atendimento ao Turista, no bairro Santa Rosália, em Sorocaba, está pronta e deve ser inaugurada na semana do aniversário de Sorocaba, informa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur). A pasta, porém, não especificou uma data. O prédio deveria ter sido concluído em julho de 2017. Porém, em 2018, um ano depois da previsão, as obras foram paralisadas. A Sedettur informou que o atraso ocorreu porque a primeira construtora contratada abandonou a obra sem concluí-la. Com isso, foi necessário novo processo licitatório para a escolha de outra empresa. Os trabalhos foram retomadas em novembro de 2019 e terminados em março deste ano.

A estrutura já está finalizada, faltando apenas equipamentos, comunicação visual e sistemas, diz nota da Sedettur. Apesar disso, permanece fechada. Conforme a secretaria, o prédio ainda não foi aberto em razão da pandemia de Covid-19. “O local não foi inaugurado, até o momento, pelo fato de a atual gestão priorizar ações voltadas à pandemia do novo coronavírus”, diz a nota.

O espaço conta com recepção, que servirá como sala de exposições, sala administrativa, fraldário, banheiros e copa. No local haverá divulgação e exposição dos atrativos turísticos do município, além de mapa e guia turístico. O público poderá obter informações sobre a história da cidade, atrações culturais, espaços de lazer, universidades, comércio e serviços, entre outros. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados, haverá adequação com horários especiais, focando no visitante e turista.

A Casa do Turista custou R$ 474.374,34 e foi realizada com verba federal, oriunda do Ministério do Turismo. Esse valor de repasse, segundo a pasta, não foi alterado. “Ocorreu apenas atualização dos valores, que foi necessária devido ao período em que a obra ficou parada, tendo em vista que alguns serviços precisaram ser refeitos”, informa.

Atualmente, a Casa do Turista se encontra na avenida Afonso Vergueiro, próxima à antiga Estação Ferroviária. O novo endereço é a rua Ana Monteiro de Carvalho, travessa da avenida Dom Aguirre.

Abandono

Nos anos de 2018 e 2019, o Cruzeiro do Sul retratou a paralisação das obras da Casa do Turista. Nessas ocasiões, a estrutura principal já estava erguida, mas ainda faltava o acabamento. O local estava abandonado e a presença de colchões queimados, peças de roupas e lixo eram sinais de invasão ao terreno.

Em 2019, especificamente, materiais de construção, a exemplo de areia e tijolos, estavam armazenados do lado de fora do prédio, expostos às intempéries. (Vinícius Camargo)