Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carteira de motorista já pode ser renovada pela internet

28 de Junho de 2019 às 06:51

Carteira de motorista já pode ser renovada pela internet A ideia da renovação via internet é facilitar a operação para o Detran e para os motoristas. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Renovar a carteira de motorista sem ir ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) já é uma realidade em 85 cidades do Estado. Solicitado pelo portal, o serviço de renovação simplificada reaproveita a última coleta biométrica do cidadão (foto, assinatura e digitais) e emite automaticamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem envolver unidades de atendimento, modernizando o processo e reduzindo a demanda presencial.

Cinco cidades da Região Metropolitana de Sorocaba estão incluídas entre as 85 cidades que contam com o serviço: Ibiúna, Mairinque, São Miguel Arcanjo, Salto de Pirapora e Tietê - Sorocaba ainda não está nessa relação. O diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran, Jânio Loiola de Oliveira, disse que a projeção é de que até o fim deste ano o órgão consiga expandir a oferta do serviço para o máximo de cidades, se possível para todo o Estado.

Segundo Oliveira, o serviço começou em 10 de abril deste ano, em fase de testes: “São serviços grandes no Detran, a gente procura lançar aos poucos, de forma moderada.” Disse que para a operação ficar fácil para o cidadão é preciso lidar com um sistema tecnológico complexo, que deve funcionar em sintonia.

“É um sistema conversando com portal do Detran, agendas do médico e do psicológico, sistema de pagamento dos bancos, emissão das habilitações e outro parceiro, que são os Correios, para a entrega dos documentos”, explicou Oliveira. “Para o serviço ficar simples isso tem que funcionar direitinho para a pessoa receber a CNH em casa sem nenhum problema.”

Segundo o Detran, para fazer a renovação, basta agendar os exames médico e psicotécnico no portal do Detran.SP, ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios. O valor total é de R$ 54,77. “Antes, o motorista tinha de se deslocar três vezes até uma unidade do Detran estadual para confirmar os dados e a biometria, retornar com o laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora isso acabou”, compara Oliveira.

[irp posts="59644" ]

 

O serviço está disponível para condutores com CNH A (moto), B (automóvel) e A/B. Juntas, essas categorias representam 82% do total de 24 milhões de habilitações registradas no Estado. Já a renovação corresponde a mais de 50% dos serviços de CNH realizados nos postos do Detran.SP. Ao todo, são cerca de 300 mil renovações mensais.

Está apto à renovação simplificada quem tem CNH vencida ou a vencer em 30 dias, com foto e em situação regular (não estar suspensa ou cassada). Se houver necessidade de alterar dados (nome de casado, endereço, entre outros), bem como de nova coleta biométrica, ou caso o sistema identifique algum impedimento, o processo deverá ser efetuado presencialmente. O serviço continua a ser oferecido nas unidades do Poupatempo e do Detran, para quem preferir o modo presencial de solicitar a renovação da CNH. (Carlos Araújo)