Buscar no Cruzeiro

Buscar

Capela da Penha, em Votorantim, será tombada pelo Condephaat

09 de Março de 2019 às 21:31

Capela da Penha, em Votorantim será tombada pelo Condephaat Imóvel que abriga a capela é de 1724 e pedido de tombamento foi feito no ano 2000. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

A Capela da Penha, imóvel construído em 1724 em um terreno localizado entre Sorocaba e Votorantim, recebeu reconhecimento como patrimônio histórico com a aprovação por unanimidade de seu tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão estadual. Se não houver contestação, o próximo passo é a definição do grau de proteção ao qual o bem será submetido. Com a notícia, as prefeituras pensam em fazer parceria para atrair mais visitantes ao local.

O secretário de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) de Votorantim, Edson Cortez, explica os trâmites que se seguem. “O atual proprietário da área disse que não irá contestar o tombamento”, comenta. Em seguida, será definido o grau de proteção. Nos casos de bens imóveis, a proteção inclui inclusive a área do entorno. O passo final é a publicação do decreto de tombamento.

O imóvel está construído em solo sorocabano, no entanto o seu acesso se dá por Votorantim. “O tombamento representa uma demanda antiga da população e dos órgãos públicos, pois trata-se da salvaguarda de um patrimônio que está intimamente vinculado com a chegada dos primeiros povoadores à região”, ressalta o secretário.

A Capela da Penha ficou mais conhecida devido à Caminhada da Penha, evento realizado anualmente em Votorantim e que culmina na visita ao local. Edson afirma que já tem feito ações de estímulo ao turismo naquela região e agora, a partir desse reconhecimento, ele acredita que mais pessoas possam se interessar em visitar o patrimônio, e, claro, para isso terão de passar por Votorantim. E pelo futuro Parque da Serra de São Francisco. Os detalhes sobre o parque ainda não foram revelados.

Como a capela fica em território sorocabano, a ideia de parceria é inevitável. “Já fiz uma reunião com o secretário de Cultura de Sorocaba para promovermos ações culturais em conjunto visando levar pessoas para a capela e ele demonstrou bastante entusiasmo.”

A reportagem tentou entrevista com o secretário de Cultura Werinton Kermes, mas foi pedido para enviar as perguntas por e-mail. No e-mail enviado, além de Kermes, a pergunta foi direcionada ao secretário Robson Coivo, que responde pela área de Turismo. Foi questionado especificamente quais serão as ações de Sorocaba a respeito desse patrimônio e se Sorocaba pretende desenvolver ações em conjunto com Votorantim. A resposta, via assessoria de imprensa foi de que o tombamento ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado. “Apenas após a publicação é que o fato será levado ao Conselho para que sejam tomadas as devidas providências”, diz nota oficial do município.

Quase 20 anos de espera

A Capela da Penha está conservada. O prédio passa por manutenção anual, feita por Votorantim, sempre antecedente à realização da Caminhada da Penha. O imóvel tem preservada parte da construção original, realizada com a técnica “taipa de pilão”, que consiste na utilização de madeira e barro compactado. Vale registrar que antigamente a imagem que ficava no interior da capela, consagrada à Nossa Senhora da Penha, encontra-se hoje no acervo do Museu de Arte Sacra de Sorocaba.

Com relação à necessidade de preservação do imóvel, no site do Condephaat consta que o pedido de abertura do processo de estudo de tombamento foi recebido no dia 26 de fevereiro de 2009, mas no Diário Oficial tem uma publicação feita pelo órgão de defesa do patrimônio a respeito do assunto, relatando que a solicitação foi feita no ano 2000, portanto o imóvel espera por tombamento há quase 20 anos. (Daniela Jacinto)