Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cão Pirata, que teve o olho removido, é adotado em Sorocaba

18 de Novembro de 2019 às 10:24

Pirata vivia no Abrigo Municipal há oito meses. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (18/11/2019)

Um lar cheio de amor e atenção é tudo o que milhares de gatos e cachorros que vivem nas ruas ou em um lar temporário querem e merecem. O cão Pirata, que vivia há oito meses no Abrigo Municipal da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), ganhou a chance de ouro. Na última segunda-feira (11), ele foi adotado pela família da recepcionista Marianna Varanelli, que mora na Vila Independência.

Pirata estava no Abrigo Municipal da Sema desde o dia 25 de fevereiro deste ano. A equipe recebeu o animal na unidade com um prolapso do globo ocular esquerdo. “Não sabemos o motivo do prolapso, mas devido à gravidade foi necessário realizar a cirurgia de enucleação, ou seja, a remoção do olho”, conta a chefe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, Josiane Gomes Tavares Lise.

Pirata fez a cirurgia dias após sua chegada no Abrigo Municipal e se recuperou muito bem. Ele ainda foi castrado, vacinado e vermifugado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e aguardava desde então ser adotado.

Amor à primeira vista

Quem viu uma foto do cachorro que circulou nas redes sociais e se apaixonou foi o pai de Mariana, Sidnei João Varanelli, de 65 anos de idade. “Depois que meu pai viu ele pela primeira vez não parou de falar mais dele”, conta ela. A família já tem quatro cachorros, sendo que dois foram recolhidos da rua, além de coelhos.

À princípio, Mariana entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente porque queria adotar o Pirata e fazer uma surpresa ao seu pai, mas não deu tempo. “Ele estava tão ansioso que foi buscar antes que eu conseguisse ir lá”, conta. “Ele é muito carinhoso e brincalhão e faz festa toda vez que chegamos em casa”, relata. A missão agora da família é fazer amizade entre os cães da casa.

Para a recepcionista, adotar é um ato de amor. “Eu sempre indico a adoção, esses cachorros precisam de muito amor e carinho, pois alguns passaram por muitos traumas e não sabem o que é afeto. Eles têm muito amor para dar e pode ter certeza que não pode ter outro amor mais verdadeiro que o deles”, finaliza.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente realiza durante o ano todo diversas ações visando sensibilizar as pessoas sobre a posse responsável de animais.

Os cães e gatos que estão temporariamente no Abrigo Municipal aguardam pela visita de pessoas dispostas a levá-los para casa. Todos são castrados e vermifugados, sendo que muitos deles há anos aguardam uma família para adoção. A unidade fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006. (Prefeitura de Sorocaba)

Pirata foi adotado por Sidnei João Varanelli, de 65 anos de idade. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (18/11/2019)

Galeria

Confira a galeria de fotos