Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canteiro central da Afonso Vergueiro ganha paisagismo

12 de Março de 2020 às 00:01

Canteiro central da Afonso Vergueiro ganha paisagismo Avenida recebe grama, arbustos e árvores no trecho de obras. Crédito da foto: Secom Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou nesta quarta-feira (11) que depois de concluída a implantação do novo canal e executadas as interligações nas duas extremidades, a obra de adequação da canalização do córrego Supiriri está sendo finalizada. A etapa agora é da recomposição do canteiro central da avenida Dr. Afonso Vergueiro, no trecho de 340 metros onde as intervenções ocorreram, entre a rua Rio Grande do Sul e a avenida Dr. Eugênio Salerno.

Segundo o Saae, para a execução da obra de adequação do Supiriri as plantas então existentes foram retiradas e replantadas na área da bacia de contenção 2, do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, na implantação do parque Romeu Pires Osório, no Jardim Paulistano.

Ainda conforme a autarquia, agora, na recuperação do canteiro central da avenida Afonso Vergueiro, um novo projeto paisagístico começou a ser executado, numa parceria envolvendo a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e o Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas.

[irp posts="8062" ]

 

De acordo com os engenheiros agrônomos Clebson Ribeiro, do Jardim Botânico, e Rodolfo Barboza, do Saae, o projeto prevê o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado e da mata atlântica, bem como palmeiras ornamentais e arbustos, em canteiros bordeados de pedrisco bege.

No restante da área que está sendo trabalhada será implantado um gramado com grama da espécie esmeralda. Ainda de acordo com o projeto paisagístico elaborado, a área com pavimento anteriormente concretado foi diminuída e em seu lugar haverá o plantio de grama, ampliando assim em 20% a área permeável do jardim em relação à conformação anterior.

Grama, arbustos e árvores

O Saae explicou, em nota, que o projeto paisagístico do canteiro central da avenida Dr. Afonso Vergueiro prevê a implantação de 2.240 metros quadrados de grama esmeralda, 300 unidades de arbustos (moreia e dracena tricolor), 250 metros quadrados de forração (capim do Texas rubro), 20 palmeiras (azul, areca de locuba e marrom) e 41 árvores (ipê-branco, pau-de-tucano, pau-terra, cambará e manacá-da-serra).

[irp posts="76482" ]

 

Adequação do canal

As obras de adequação da canalização do córrego Supiriri foram necessárias após a autarquia detectar que um trecho do canal antigo se constituía num estreitamento, provocado por duas linhas de tubos de apenas 1,50 metro de diâmetro. Essa medida se revelou insuficiente para a drenagem necessária em períodos de chuvas intensas, situação responsável pelos alagamentos na região da Vila São João. Desta forma, foi justamente esse trecho de 340 metros que a autarquia substituiu, implantando um novo canal com seção inteira, formado por aduelas de concreto de 4 x 2 metros.

De acordo com informações do Saae, o investimento do município nesta obra foi de R$ 4 milhões, com 80% desse total sendo provenientes de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e os demais 20% de contrapartida da autarquia. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)