Buscar no Cruzeiro

Buscar

Candidatos fazem fila para seleção de professores

04 de Julho de 2018 às 17:21

A seleção de professores temporários para Educação Básica I atraiu centenas de candidatos no Centro de Referência em Educação (CRE) de Sorocaba na manhã desta quarta-feira (04). A fila começou a ser formada de madrugada, às 4h. As inscrições começaram hoje e podem ser feitas até sexta-feira (06) - hoje e amanhã das 9h às 15h e na sexta das 8h às 13h. O CRE fica na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

O processo seletivo é para a Função Atividade de Professor de Educação Básica I, em caráter temporário (regime CLT), para atuar na rede municipal de ensino e atender os afastamentos legais de docentes titulares pelos seguintes motivos: Licença Maternidade, Auxílio-doença, Restrição Médica, Licença sem Vencimento e outros afastamentos legais estabelecidos pela Secretaria da Educação.

Até por volta das 10h30, mais de 600 senhas já haviam sido distribuídas e os candidatos estavam sendo acomodados para aguardar dentro do auditório, conforme a capacidade do local. A expectativa das secretarias da Educação e de Recursos Humanos é receber por volta de 1.000 inscrições ao dia até esta sexta-feira (6).

A professora Osmira Alves Araújo da Silva, de 36 anos, chegou à fila por volta das 8h e conseguiu ir embora próximo das 10h30. Para ela, o atendimento -- que começou às 9h -- estava ocorrendo rápido. Osmira conta que está afastada do mercado de trabalho há três anos e meio, por motivos pessoais. "Agora estou voltando", conta.

"Eu achei que foi rápido a inscrição, tem bastante gente atendendo e está organizado", avaliou a professora Luciana Bastos, que chegou às 7h40. Ela conta que já atua como professora eventual na Prefeitura de Sorocaba e também já trabalhou por contratos na rede municipal. Por gostar de trabalhar na rede, procurou o processo seletivo e vive a expectativa de novos concursos para professores. "Está faltando bastante profissional na área".

Requisitos

Para participar, os interessados devem ter formação de Curso Normal Superior com habilitações em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, ou curso de Licenciatura em Pedagogia que, nos termos da legislação vigente, destina-se à formação de professores para exercer funções do magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

A comprovação do requisito deverá ser realizada por meio da apresentação do diploma ou certificado de conclusão, ambos acompanhados pelo histórico escolar, com a devida colação de grau, mediante apresentação do original e de cópias, que serão autenticadas no ato da inscrição.

Os candidatos poderão apresentar os certificados dos cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, com duração mínima de 360 horas, além de curso de nível superior correspondente à Licenciatura Plena, desde que não seja requisito para o campo de atuação objeto da inscrição, para fins de pontuação, devendo ser apresentados os originais e as cópias, que serão autenticadas no ato da inscrição.

Todos os procedimentos constam do Edital nº 02/2018, de 28 de junho, devendo os interessados apresentar RG no ato da inscrição e observar as demais regras estabelecidas. (Com informações da Secom Sorocaba)