Buscar no Cruzeiro

Buscar

Candidatos derrotados têm cautela com novas alianças

17 de Novembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Candidatos derrotados têm cautela com novas alianças Apoios para os que disputam o segundo turno ainda estão indefinidos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (16/7/2020)

O clima ainda é de espera e indefinição entre os candidatos derrotados que concorreram à Prefeitura de Sorocaba e que ficaram de fora do segundo turno. Se por um lado já foi dada a largada para as alianças e compromissos de apoio a cada uma das campanhas -- Rodrigo Manga (Republicanos) de um lado e Jaqueline Coutinho (PSL), do outro --, os partidos ainda tratam tudo com muita cautela, embora já haja intensa movimentação nos bastidores.

Dr. Leandro (Democratas), por exemplo, afirmou que estava em reunião com a sua equipe ontem (16) para definir qual posicionamento tomará. Ele teve 4,69% dos votos válidos, ou 13.811 votos.

Maria Lucia (PSDB) não definiu qual caminho tomar. A deputada deverá se posicionar nos próximos dias. A tucana obteve 15,47% do total ou 45.549 votos. O partido não se manifestou até o fechamento desta edição. Em 2016, quando o pleito de Sorocaba foi para o segundo turno, com Raul Marcelo (Psol) e José Crespo (Democratas), a legenda decidiu ficar neutra.

Professor Flaviano (Avante) também não tem um posicionamento. Ele teve 4% dos votos ou 11.781 votos. Vale lembrar que há uma ação judicial envolvendo o partido e o candidato Rodrigo Manga, cujo tema é abuso de poder econômico e fraude.

Já o candidato derrotado Renan Santos (PDT) afirmou que ainda não foi procurado por nenhum dos dois candidatos que vão ao segundo turno. “Ele ainda vai se reunir com o partido para definir se apoiará alguém”, informou em nota enviada por sua assessoria. Santos ficou com 3,38% do total, ou 9.962 votos.

O Psol, cujo candidato Raul Marcelo obteve 15,87% ou 46.699 votos, informou que não apoiará nenhum dos candidatos. E Carlos Péper (Solidariedade) não divulgou quem apoiará.

Candidatos

Nos dois partidos que estão no segundo turno, nenhum apoio foi anunciado, embora as articulações estejam em curso. Jaqueline Coutinho afirmou que a estratégia para o segundo o turno é a mesma. “Agradeço a confiança de todas as pessoas que acreditam e votaram no nosso projeto. O resultado das urnas é resultado do que fizemos nesse um ano a frente da prefeitura. Nossa estratégia continua sendo a mesma: uma campanha baseada em mostrar para os sorocabanos tudo que foi realizado pela nossa gestão e o impacto de todas as entregas na vida e no dia a dia das pessoas somado aos projetos sólidos e realistas que pretendemos fazer nos próximos 4 anos”, diz.

“Conversas com outros partidos”, segundo a candidata, “serão consequências da aproximação daqueles que tiverem os mesmos ideais de continuidade e construção da Sorocaba que queremos para todos nós, e serão sempre bem-vindas”. “O que posso dizer para os eleitores é: obrigado pela confiança, Obrigado por olhar para Sorocaba e ver que a mudança já começou e por confiar que ainda temos muito a fazer”, conclui.

Rodrigo Manga repetiu o que tem dito durante entrevistas após ir para os segundo turno. “Vamos seguir na mesma linha de campanha que já vínhamos fazendo e que teve tamanha aceitação e aprovação das pessoas. Ou seja, vamos dar foco às nossas propostas para a cidade, com base nas diretrizes do nosso plano de governo e nas principais necessidades da população”, afirma.

Manga foi cauteloso ao falar de apoios dos partidos derrotados. “Sobre novos apoios políticos, desde que lançamos nossa candidatura e tivemos muita dificuldade em encontrar um partido que acreditasse no nosso projeto, mais tarde, quando o Republicanos abraçou a nossa proposta e os partidos viram nosso crescimento, nos procuraram para estabelecer apoio”, diz. “Isso nos possibilitou nunca ter que fazer acordos para cargos em secretarias, ainda que formamos a maior coligação de todas, o que nos garante total autonomia para ter à frente dessas funções pessoas técnicas, especialistas em suas áreas, para que haja eficiência e competência em todos os setores da administração municipal”, conclui.

Rodrigo Manga fechou o primeiro turno com 39,42%, ou 116.020 votos, e Jaqueline Coutinho (PSL) obteve 16,63%, com 48.955 votos. (Marcel Scinocca)

Candidatos derrotados têm cautela com novas alianças

Galeria

Confira a galeria de fotos