Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanhas reforçam doação de sangue

25 de Novembro de 2020 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Campanhas reforçam doação de sangue A pandemia do novo coronavírus fez com que os estoques fossem reduzidos em até 40%, tornando urgente a necessidade de doações. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (28/5/2020)

Buscando incentivar a doação de sangue durante a baixa no número de coletas, o Hemonúcleo de Sorocaba intensificou campanhas para convocar mais doadores. O objetivo é alcançar cerca de mil voluntários até a próxima semana, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado hoje (25).

De acordo com o gerente médico da Colsan de Sorocaba, Frederico Guimarães Brandão, por conta do período da pandemia do novo coronavírus, foi registrada uma redução dos estoques de bolsa entre 30% e 40%, em outubro. Conforme ele, a situação prejudica o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais da região, com diversas patologias. “Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados”, relata o gerente.

O hemonúcleo recebe, em média, 90 pessoas por dia, tendo capacidade de atender 170 doadores. Por isso, o centro de doação convoca a população para ser voluntária nesta causa. Hoje, a maior necessidade neste serviço é dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias também realizam campanhas de conscientização com a Fundação Pró-Sangue. A campanha, que se iniciou na segunda-feira (23), deve contar com 392 painéis eletrônicos distribuídos nas rodovias, passando mensagens de incentivo às doações de sangue. A iniciativa também se estenderá aos funcionários das concessionárias.

Por intermédio do aplicativo Sangue Amigo, a Unimed Sorocaba e o Instituto Smart City também promovem uma campanha de doação de sangue entre os cooperadores do Instituto Dr. Miguel Soeiro. O objetivo, de acordo com os institutos, é promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue.

A médica Jeane Peter, diretora da Unimed Sorocaba e responsável pela ação, lembrou que, apesar da pandemia, a necessidade de sangue continua ocorrendo e que “a comunidade unimediana já começou a fazer as doações.”

Critérios

Para ser doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar com a saúde em dia, pesar, no mínimo, 50 kg, apresentar um documento de identidade oficial, com foto, e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Além disso, é recomendado ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

Aplicativo ajuda a encontrar voluntários

A parceria entre os institutos Smart City e Dr. Miguel Soeiro para promover o engajamento dos cooperadores na campanha de doação de sangue levou à criação do aplicativo Sangue Amigo. A plataforma tem o objetivo de facilitar a missão diária dos bancos de sangue, além de proporcionar otimização do processo de doação.

De acordo com a porta-voz e diretora de tecnologia do Instituto Smart City, Ilma Laurindo, empresas e “pessoas do bem” podem solicitar e participar de campanhas de engajamento para doação de sangue, de forma organizada. A instituição sem fins lucrativos foi idealizada pensando no uso de tecnologia para facilitar o acesso a serviços básicos -- otimizando “o pouco tempo que as pessoas têm hoje em dia”, esclarece.

Conforme a voluntária do projeto e conselheira do Instituto, Kellen Petreche, o Smart City, que está em contato direto com os hemonúcleos, assume as campanhas de pessoas que precisam e auxiliam na busca por doadores. “Nós absorvemos a campanha para que a pessoa (que precisa da doação) não tenha preocupação e fazemos toda a divulgação dentro do nosso banco de dados”, relatou a conselheira.

Para buscar auxílio do Instituto e divulgar campanhas de doação de sangue, basta entrar em contato com a equipe através do site http://sangueamigo.org/. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)