Sorocaba e Região

Campanhas incentivam prática do autoabraço durante pandemia

Todos no mesmo barco, nas mesmas condições em prol de um ideal: vencer a disseminação do novo coronavírus
Campanhas incentivam prática do autoabraço
Nas lojas da Padaria Real, diariamente às 19h os funcionários são chamados a dar um abraço a si mesmos por 40 segundos. Crédito da foto: Divulgação

Atravessar este momento delicado de pandemia e isolamento social com otimismo para, em breve, poder abraçar as pessoas queridas e voltar à normalidade. Esse é o mote da campanha #TudoVaiDarCerto, lançada pela TV Cultura que, além de ganhar a adesão de espectadores, tem inspirado iniciativas semelhantes em empresas de Sorocaba.

É o caso da Padaria Real que, desde o início do mês, tem estimulado os seus mais de 800 funcionários a darem uma breve pausa em suas atividades para dar um abraço a si mesmo por 40 segundos.

A ação ocorre diariamente, às 19h, nas quatro unidades da rede em Sorocaba. “O objetivo é continuar trocando com nossos clientes esse carinho que cultivamos no dia a dia e que, por força das circunstâncias da Covid-19, ficamos privados”, comenta Bárbara Cavalcante, psicóloga da Padaria Real.

Na mesma linha, com a participação de apresentadores da emissora, a TV Cultura criou a campanha #TudoVaiDarCerto, para incentivar a população a praticar o autoabraço em tempos de quarentena.

Produzida de forma remota pelos apresentadores da emissora, que gravaram seus próprios vídeos pelo celular, a nova vinheta mostra cada profissional ocupando uma janela do mesmo prédio. A peça procura reforçar a ideia de que o momento é de se evitar aglomeração, mas sem perder a perspectiva de que atrás de cada janela, porta, parede, há fôlego de vida e alegria.

No filme, uma janela indiscreta observa a rotina do elenco em suas atividades pessoais. “Estamos juntos, mas separados. Todos no mesmo barco, nas mesmas condições em prol de um ideal: vencer a disseminação do novo coronavírus”, detalha Henrique Bacana, diretor de arte da emissora.

Nos próximos dias, a campanha #TudoVaiDarCerto contará também com versões com participação do público, que está sendo convidado a enviar vídeo para compor as novas vinhetas da emissora.

Simbolismo

Campanhas incentivam prática do autoabraço
A psicóloga Suzana Brito. Crédito da foto: Divulgação

A psicóloga sorocabana Suzana Brito, que atua em mentoria de liderança, vida e carreira, afirma que, simbolicamente, o autoabraço carrega diversos significados, como o autocuidado e sentimento de gratidão, mas tende a ser mais potente em tempos de quarentena, em que o contato com outras pessoas deve ser evitado. “Ele [o autoabraço] é importante quando vem com um propósito de fazer refletir as nossas relações com os outros”, comenta.

Suzana assinala que o isolamento social tende a deixar as pessoas mais deprimidas, pois “as conexões e a inteligência colaborativa” do convívio em grupo, são características determinantes da espécie humana.

Como forma de contornar crises de ansiedade, ela sugere como exercício diário a criação de uma “lista de gratidão” elencando, à mão, as pessoas, momentos e bens materiais pelas quais se é grato naquele dia. “Quanto a gente pratica a gratidão o nosso cérebro é inundado de ocitocina, serotonina e dopamina, que são neurotransmissores que dão sensação de bem-estar, felicidade e prazer.”

 

Segundo a psicóloga, diversos estudos neurológicos demonstram que, se praticado diariamente por, pelo menos, 30 dias seguidos, esse exercício contribui com a melhora do equilíbrio emocional, da redução do estresse e, por consequência, a melhora nas relações interpessoais. “Essa lista de gratidão pode ser feita para coisas simples, que muitas vezes a gente não percebe. Pode ser o cheiro do café pela manhã, o lençol limpo e o chuveiro quente, ou pipoca na hora do filme na televisão”, aconselha. (Felipe Shikama)

Comentários