Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanhas alertam sobre HIV e câncer de pele

09 de Dezembro de 2020 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Campanhas alertam sobre HIV e câncer de pele Diagnóstico precoce pode proporcionar qualidade de vida ao paciente com HIV. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (23/11/2011)

Assim como outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama, através da cor rosa, e Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata; em dezembro, as campanhas marcadas pelas cores vermelho e laranja, alertam quanto à importância de se prevenir e fazer o diagnóstico precoce do HIV e do câncer de pele.

A campanha do Dezembro Vermelho, que já existe no Brasil desde 1988, tem como objetivo conscientizar a população para as medidas de prevenção, assistência e detecção de pessoas infectadas com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). No Brasil, em 2019, foram diagnosticados 41.909 novos casos de HIV e 37.308 casos de aids, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

HIV/Aids

O HIV é um vírus que ataca células do sistema imunológico e é transmitido através de relações sexuais sem uso de preservativo. Se não for tratado de forma precoce, a doença evolui para a Aids, fase em que a pessoa fica totalmente vulnerável à doenças. Dessa forma, a detecção precoce do HIV é muito importante, segundo a coordenadora municipal do Programa IST/Aids e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Dediane Santos Fonseca. “No caso do HIV, a pessoa tem mais qualidade de vida se iniciar o tratamento cedo”, explicou a coordenadora.

Conforme Dediane, as pessoas têm medo de realizar o exame e estarem com o vírus, mas ressaltou que o diagnóstico antes de desenvolver a Aids é fundamental para evitar complicações. “A doença não tem cura, mas não se morre mais de HIV. A pessoa vive normalmente desde que tenha o diagnóstico e se trate”, afirmou.

Câncer de pele

Campanhas alertam sobre HIV e câncer de pele Quanto antes for detectado, maiores as chances de cura para o câncer de pele. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (19/11/2011)

Em paralelo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, desde 2014, o Dezembro Laranja, uma iniciativa que busca a prevenção ao câncer de pele. De acordo com a SBD, esse tipo de câncer é o mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Além disso, conforme Christiane Pires, médica oncologista clínica do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o câncer de pele já representa cerca de 30% de todos os tumores malignos existentes.

O câncer surge quando as células que compõem a pele, crescem de forma anormal, desenvolvendo o não melanoma ou o melanoma. O primeiro é menos agressivo e tem grandes chances de cura. “Geralmente costuma aparecer manchas na pele que coçam, ardem, escamam ou até sangram”, explicou Christiane. Já o melanoma é mais agressivo pode se disseminar para outros órgãos. “No tipo melanoma, surgem pintas escuras, de bordas irregulares, ou pintas e sinais de pele que já existiam podem mudar de tamanho, forma e cor”, relatou a médica oncologista.

Christiane ressaltou a importância de diagnosticar ainda nos estágios iniciais. “Quanto antes for descoberto, mais rápido será o início do tratamento e as chances de cura são bem maiores”, comentou.

Serviço público de saúde orienta e faz testagens de IST

Campanhas alertam sobre HIV e câncer de pele Os ônibus Azul e Rosa fazem testes de HIV e sífilis neste mês, na Policlínica. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (26/10/2020)

Este ano, até novembro,152 pessoas em Sorocaba foram diagnosticadas com o HIV, de acordo com a Prefeitura Municipal. Isso equivale a cerca de 13 novos contaminados por mês pelo vírus. Visando diminuir o índice de contaminação, os poderes públicos municipais organizaram ações de prevenção e diagnóstico na cidade.

Entre as ações, está a campanha do Dezembro Vermelho na Câmara Municipal de Sorocaba. Com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico do HIV, o Legislativo irá transmitir informações sobre a doença nos canais de comunicação da Casa através da Rádio Câmara, do site e das redes sociais da Câmara Municipal.

A Secretaria de Saúde de Sorocaba aderiu à campanha com a distribuição de preservativos, informativos impressos e orientações sobre as ISTs. Os ônibus Azul e Rosa ainda oferecem atendimentos com testes de HIV e sífilis no mês de dezembro, na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, na avenida Roberto Simonsen, sempre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Para ser atendido é necessário levar um documento de identidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS) para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Além disso, a Prefeitura providenciou testes rápidos à população. Os exames foram realizados no terminal São Paulo no dia 1° de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional da Luta contra a Aids.

Para quem não pôde fazer o teste durante a campanha, a coordenadora do programa IST/Aids, Dediane Fonseca orienta que vá até o CTA, na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. “Toda a população que tem relação sexual deve fazer o exame”, afirmou a coordenadora.

Conforme Dediane, leva cerca de 15 minutos para sair o resultado e, em caso de teste positivo, o paciente já pode iniciar o tratamento com medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Dediane explica que o tratamento adequado pode levar a pessoa infectada a uma vida comum. “Com tratamento, a pessoa pode alcançar a ‘carga viral indetectável’, ou seja, ela não vai transmitir o vírus”, explicou.

Sol em excesso, sem proteção, pode desencadear a doença

Campanhas alertam sobre HIV e câncer de pele Este ano, 232 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele em Sorocaba. Crédito da foto: Arquivo Agência Brasil

Entre as 989 cirurgias realizadas com suspeita de câncer de pele no município este ano, 232 foram confirmadas como câncer. Seis destes casos, ainda foram categorizados como melanoma maligno, segundo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Esses pacientes continuam em acompanhamento por, no mínimo, 5 anos, fazendo reavaliação anualmente. Por isso, a médica oncologista clínica, do Instituto de Oncologia de Sorocaba, Christiane Pires, ressaltou a importância da campanha. “É tanto para falar sobre a prevenção, quanto para alertar a população”, afirmou.

Sobre as formas de prevenção, a médica apontou a diminuição de exposição ao sol. “Evitar a exposição solar das 10h às 16h, não tomar sol em excesso”, e continuou. “É importante lembrar de passar protetor solar 30 minutos antes de ir para o sol e reaplicar a cada duas horas, lembrar do filtro solar específico para os lábios, uso de bonés, chapéus, óculos escuros”.

Para auxiliar no diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde de Sorocaba fez uma triagem de todos as guias de encaminhamento e deu prioridade às suspeitas de câncer de pele. A pasta informou que, por conta da pandemia de coronavírus, “houve a diminuição de muitos profissionais médicos e de enfermagem” para atender os pacientes contaminados pelo vírus. Entretanto, foram reservados dois períodos por semana para atendimento de suspeitas desse tipo de câncer. “Esse foi o serviço especial feito para não deixar de atender esses casos que precisam de diagnóstico prévio”, informou a secretaria.

Em novembro de 2019, a prefeitura ainda informou que ofertou treinamento com médicos de toda rede. “Uma reciclagem sobre lesões de pele principalmente focado nos tumores malignos, no sentido de priorizar os casos realmente necessários para as especialidades de cirurgia dermatológica e plástica”, explicou.

Segundo a médica Christiane, pessoas que apresentam sintomas, ou seja, manchas na pele, devem procurar orientação de dermatologistas. “O diagnóstico é feito através de exame clínico ou de dermatoscopia e por biópsia”, detalhou a especialista. A médica ainda explicou que o tratamento geralmente é cirúrgico. Em casos de melanoma, a quimioterapia e radioterapia podem ser necessárias. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Cida Vida)

Galeria

Confira a galeria de fotos