Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha 'Máscara legal' recebe 15 mil unidades da Construtora Planeta

03 de Junho de 2020 às 17:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Campanha Máscara legal recebe 15 mil unidades da Construtora Planeta Jaqueline Coutinho, prefeita de Sorocaba, e Ricardo Guimarães, presidente da construtora Planeta. Crédito da foto: Fábio Rogério (3/6/2020)

A campanha “Máscara Legal”, que consiste na entrega gratuita de máscaras à população de Sorocaba, recebeu a doação de 15 mil unidades da Construtora Planeta. A entrega dos protetores faciais aconteceu na tarde desta quarta-feira (3) no sexto andar do Paço Municipal.

O projeto “Máscara Legal” é uma parceria entre a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, com a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes Trânsito e Transportes.

Iniciada em 9 de maio, a campanha já distribuiu aproximadamente 20 mil máscaras. Também já foram realizadas pelo menos três ações em diferentes locais para a distribuição gratuita dos acessórios.

Beneficiar os mais carentes

Segundo o presidente da Construtora Planeta, Ricardo Guimarães, a doação das 15 mil máscaras para a campanha é parte de um processo que a empresa tomou, desde o início da pandemia do novo coronavírus, para beneficiar as pessoas mais carentes. “Nós começamos ajudando a equipar os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Sorocaba. Depois fizemos doações de testes e estamos apoiando todas as iniciativas que estão sendo ao nosso alcance para minimizar os efeitos da pandemia”, conta.

Já o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Maurício Mota, um dos articuladores do projeto, disse que as máscaras recebidas na tarde desta quarta-feira primeiro serão preparadas para a doação. Elas serão embaladas com um folheto explicativo sobre instrução normativa de higienização. “Após esse processo, aí sim as máscaras serão distribuídas para a população em geral por meio de mais ações que serão organizadas, e também junto com a distribuição de cestas básicas, que é feita pela Prefeitura de Sorocaba”, diz.

Mota disse ainda que a campanha conta com o apoio da Secretaria de Cidadania, que indica os bairros mais necessitados. “A ideia é distribuir o maior número possível de máscaras. Por isso toda doação é bem-vinda e nossa meta é chegarmos a pelo menos 100 mil máscaras distribuídas gratuitamente”, afirma.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), disse que as doações da iniciativa privada refletem a importância da responsabilidade social das empresas e o momento necessário de solidariedade para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 na cidade. “Contamos com a solidariedade das empresas para que a população consiga passar por esse momento com o menor sofrimento possível”, disse.

Doação das máscaras

Parte das máscaras entregues à população está sendo confeccionada por integrantes da Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso), na oficina de costura da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios. Ela é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

[irp posts="257817" ]

 

A proposta da Prefeitura de Sorocaba é que novos parceiros adiram ao edital de chamamento publicado na edição de 5 de maio do Jornal do Município, para conseguir mais doações e fazer novas ações de entrega de máscaras à população.

A primeira ação da campanha Máscara Legal ocorreu no dia 9 de maio, no Alto da Boa Vista, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na altura da sede da FUA. Em seguida, outra ação ocorreu nos dois terminais de ônibus da cidade: Santo Antônio e São Paulo. E o terceiro evento aconteceu na área de transferência do Ipiranga, na zona oeste de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos