Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha 'Máscara Legal' já distribuiu mais de 10 mil itens de proteção

16 de Maio de 2020 às 18:03

Campanha Máscara Leg Campanha Máscara legal distribuiu item de proteção ao novo coronavírus em Sorocaba (16/05/2020). Crédito da foto: Fábio Rogério.

 

A campanha “Máscara Legal” realizou sua terceira edição de distribuição gratuita itens de proteção, na manhã deste sábado (16), no Terminal de Transferência do Jardim Ipiranga, zona oeste da cidade. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul, e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, que mantêm a rádio Cruzeiro FM 92,3, com a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes.

De acordo com a organização, foram distribuídas 4.800 máscaras durante a ação, que teve início às 10h e seguiu até às 13h. Em menos de uma hora, mais de 3 mil unidades já haviam sido entregues a pedestres, usuários do transporte público e motoristas que passavam pelo local. Agentes de trânsito da Urbes e oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) acompanharam o evento auxiliando na organização do tráfego de veículos.

Na primeira etapa, as máscaras foram distribuídas em frente à sede da FUA, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no último sábado (9), e em seguida nos dois terminais Santo Antônio e São Paulo, na tarde de quinta-feira (14). Ao todo, a campanha “Máscara Legal” doou 10.800 unidades de proteção para a população.

A aposentada Fátima Ferreira, 62, mora no bairro Jardim Ipiranga, ficou sabendo da campanha “Máscara Legal”  e decidiu garantir a proteção de toda sua família. “Essas são para o meu filho e pros meus netos, são oito pessoas em casa. Nós não tínhamos para todo mundo, ai minha vizinha me contou e eu vim buscar. É importante que usando a máscara é proteção para mim e para os outros” ensina a moradora.

A aposentada Fátima Ferreira aproveitou a campanha para garantir máscaras para os netos (16/05/2020). Crédito da foto: Fábio Rogério.

 

As máscaras entregues na ação solidária foram acondicionadas em embalagens individualizadas e previamente higienizadas. Além dos itens, os voluntários também orientavam a população sobre a forma correta de manusear a proteção, assim como a importância da higienização após o uso.

O metalúrgico Jonathan Rodrigues, 27, estava a caminho da casa de sua mãe para uma visita na manhã de sábado, quando foi abordado pelos voluntários da campanha que lhe ofereceram a proteção gratuita. “A gente tem que se prevenir, é questão de saúde. Eu vou levar para os meus filhos e para a mulher”, assegurou o jovem.

Campanha no bairro

Além da campanha na Área de Transferência do Jardim Ipiranga, servidores da Prefeitura caminharam pelas suas do bairro divulgando informações sobre a prevenção à Covid-19, como distanciamento social, higienização das mãos e sobre o uso das máscaras. O funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Marcos Lensk, 36, contou sobre a caminhada pelo bairro. “Nós passamos nos comércios, conversamos com as pessoas que estavam desprotegidas nas ruas e entregamos os unidades para as pessoas que trabalham com materiais reciclados. Nós orientamos as pessoas sobre sobre a importância do uso correto e da higienização, já que essa máscara pode ser reutilizável, basta lavá-la”, afirma.

O chefe da pasta de desenvolvimento, Fernando Oliveira, participou das três fases da campanha. Ele destacou a relevância da ação social em parceria com a FUA, que nesse momento chega até os bairros da periferia de Sorocaba, nesse dia do maior volume de distribuição. “Hoje a população veio em massa. Essa região é de um bairro bastante populoso. Se essas máscaras que nós trouxemos acabarem nós vamos buscar mais para atender todo mundo”, garantiu o secretário municipal.

Campanha Máscara Legal já distribuiu mais de 10 mil itens de proteção Secretário municipal Fernando Oliveira participou das três fases da ação social. (16/05/2020). Crédito da foto: Fábio Rogério.

 

Conforme explicou o responsável pela Sedettur, novas máscaras estão em processo de confecção e serão utilizadas em uma próxima fase da campanha que visitará novos bairros da cidade. “Nossa intenção principal é chegar nos locais onde as pessoas não tem acesso, pontos mais periféricos de Sorocaba”, adiantou Oliveira.  (Wesley Gonsalves)

[irp posts="251506" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos