Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha faz doação de máscaras no Jardim Ipiranga neste sábado (16)

16 de Maio de 2020 às 00:01

Campanha faz doação de máscaras hoje no bairro Jd. Ipiranga A segunda ação foi realizada quinta-feira, nos dois terminais de ônibus. Crédito da foto: Fábio Rogério (14/5/2020)

A campanha “Máscara Legal” promove neste sábado (16) mais uma ação para a distribuição gratuita de máscaras para a população em geral, em Sorocaba. A terceira ação da campanha ocorrerá nas imediações da Área de Transferência do bairro Jardim Ipiranga, das 10h às 13h.

Ao todo, “Máscara Legal” já distribuiu aproximadamente 6 mil máscaras entre as duas ações já realizadas. A primeira ocorreu sábado passado, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, quando cerca de 2 mil máscaras foram doadas.

A segunda ação foi realizada na quinta-feira (14) nos dois terminais de ônibus da cidade: Santo Antônio e São Paulo. No total, foram distribuídas cerca de 4 mil máscaras para os passageiros do transporte coletivo.

[irp posts="248175" ]

 

Os terminais também contaram com uma novidade: uma demonstração da cabine de desinfecção, instalada e cedida em caráter experimental por uma empresa da cidade. De acordo com a empresa proprietária da cabine, o equipamento possui borrifadores que fazem a higienização das pessoas que passam através dela.

O uso de máscara é obrigatório em Sorocaba desde o dia 6 deste mês.

Além dos acessórios, a campanha também entrega folhetos de orientação com dicas de prevenção à Covid-19. Os impressos foram doados pela empresa Seritec.

Parte das máscaras que têm sido entregues à população está sendo confeccionada pelas cooperadas da Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) na oficina de costura da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

As máscaras entregues na ação são acondicionadas em embalagens individualizadas, além disso, a população tem recebido orientação sobre o seu uso correto.

Parcerias

A campanha “Máscara Legal” é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, com a Urbes - Trânsito e Transportes, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, que mantém a rádio Cruzeiro FM 92,3. “A ideia é distribuir o maior número possível de máscaras”, destaca o secretário municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas, Maurício Mota, um dos articuladores do projeto.

Segundo ele, a proposta da Prefeitura é de que novos parceiros adiram ao edital de chamamento publicado na edição de 5 de maio do Jornal Município de Sorocaba, para conseguir mais doações.

[irp posts="247989" ]

 

Para o membro do Conselho de Administração da FUA, Marco Aurélio Lahan Dottori, a relevância da ação é decorrência do momento de pandemia. “Em um momento tão delicado como esse, que Sorocaba e o Brasil estão passando, nós não poderíamos fugir dessa nossa obrigação em ajudar a cidade que nos acolheu”, avalia.

Gerdy Rodrigues da Silveira, presidente da Diretoria Executiva da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, comentou sobre o papel essencial da informação no combate ao novo coronavírus. “Nós estamos aqui participando da divulgação dessa campanha, acho que é o início de algo muito maior. Nós precisamos fazer essas máscaras chegarem às pessoas que precisam”, afirma. (Ana Cláudia Martins)