Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha de vacinação contra pólio termina nesta segunda-feira

30 de Novembro de 2020 às 10:56

Criança recebe vacina no primeiro dia de campanha de multivacinação em Sorocaba. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (05/10/2020)

Terminam nesta segunda-feira (30), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, as campanhas de vacinação contra o sarampo, poliomielite e multivacinação. Fazem parte do público-alvo desde bebês até adultos. Quem ainda não vacinou as crianças, e também não se vacinou, deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa, sempre das 8h às 16h.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco da reintrodução dos vírus e promover o acesso às vacinas. Além disso, os trabalhos também visam à atualização da situação vacinal da população, o que contribui para a diminuição da incidência dessas doenças.

O último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal na quinta-feira (26) apontava que apenas 17.632 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar contra a poliomielite, o que corresponde a 56,41% do público-alvo dessa faixa etária, que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo, que não possui cobertura, imunizou 7.092 pessoas com idade entre seis meses e 49 anos.

Na campanha do sarampo, a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme análise da situação vacinal. Pessoas de 30 a 49 anos também podem se imunizar. A vacina tríplice viral, aplicada na campanha, protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Já a campanha da multivacinação atende crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 pessoas.

Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs. Entre os imunizantes disponíveis estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)