Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomelite supera 40 mil doses

21 de Agosto de 2018 às 09:43

Campanha de vacinação supera 40 mil doses Em Sorocaba, há 30.922 crianças na faixa etária que deverá receber a vacina contra as duas doenças. Crédito da foto: Secom - Sorocaba

As equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal, da Secretaria de Saúde (SES), aplicaram 40.380 doses na campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, até às 17h do sábado, quando aconteceu o segundo Dia D da imunização. Foram aplicadas 20.343 (65,79%) doses de pólio e 20.037 (64,80%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha visa imunizar crianças de 1 a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Somente no último sábado, 8.484 doses foram aplicadas, sendo 4.259 de pólio e 4.225 de SCR. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que deverão receber a imunização.

A secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, orienta que todos os pais que possuem crianças do público-alvo da campanha levem os filhos até a UBS mais próxima para receber a vacina. “Destaco a responsabilidade dos pais em manterem a carteira vacinal atualizada das crianças. Prevenir é sempre o melhor caminho”, ressalta a secretária.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A campanha vai até o dia 31 deste mês e a vacinação durante os dias úteis da semana é feita no horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude (Secom - Sorocaba)