Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha alerta sobre violência contra a mulher

26 de Novembro de 2019 às 00:01

Campanha alerta sobre violência contra a mulher Várias atividades sobre o tema acontecerão até o dia 10 de dezembro. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (18/10/2018)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba (CMDM) lançou ontem (25) a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, com ações voltadas à conscientização sobre a prevenção e combate ao tema. A programação conta com apoio da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e inclui a Conferência da Região Metropolitana de Sorocaba, cujo formulário de inscrição está disponível no site cidadania.sorocaba.sp.gov.br.

Os “16 dias de ativismo” são um movimento de caráter mundial, que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a questão. A iniciativa compreende o período entre 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Uma audiência pública sobre o tema “Violências reais e simbólicas contra a Mulher”, na Câmara Municipal, abriu oficialmente a campanha em Sorocaba ontem.

Mais atividades

Na quinta-feira (28), estão agendadas duas atividades: às 14h, a palestra “Pensando masculinidades e seus impactos sobre a violência”, no auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (rua Santa Cruz, 116, Centro); e às 19h, com a exibição do documentário “O Silêncio dos Homens”, exclusivamente ao público masculino, no Sindicato dos Metalúrgicos (rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade).

A roda de conversa “Violência contra a mulher e a rede de proteção” será no dia 5 de dezembro, às 19h, na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (avenida Três de Março, 495, Alto da Boa Vista). Já a 5ª Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Sorocaba de Políticas para as Mulheres, está prevista para 7 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório do Senac (avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência).

O encerramento da campanha acontece em 10 dezembro, às 19h, com a palestra “Os direitos das mulheres e os direitos humanos: instrumentos de combate à opressão”, na Faculdade de Direito de Sorocaba (rua Ursulina Lopes Torres, 123, Vergueiro).

Segundo a presidente do CMDM, Emanuela Barros, as entidades envolvidas com a programação “realizarão rodas de conversas e panfletagens de um material alertando sobre os tipos de violência contra as mulheres e informando a rede de apoio existente em Sorocaba”, na região central, terminais de ônibus, entre locais com grande circulação de pessoas.

Mais informações pelo telefone (15) 3238-2236. (Da Redação)