Câmera registra onça e jaguatirica em área verde de Ibiúna; veja vídeos
Onça-parda foi filmada em Ibiúna. Crédito da foto: Reprodução / José Giancoli
Três anos de vigília resultaram em duas imagens raras: uma onça-parda e uma jaguatirica, livres, numa área particular de mata fechada no município de Ibiúna, Região Metropolitana de Sorocaba. As filmagens foram feitas pelo aposentado José Giancoli, 63 anos, com o objetivo de ajudar a preservação da fauna e da flora da cidade.
Giancoli é o proprietário do sítio, palco dos dois flagrantes. “Sabia que esses animais circulavam por aqui, mas queria uma comprovação”, conta. Para isso, o aposentado instalou uma armadilha fotográfica acionada por um sensor de movimento.
O primeiro animal filmado foi a onça-parda. O flagrante ocorreu às 21h42 do dia 1º de janeiro. No vídeo, é possível vê-lo passando calmamente por meio das árvores.
https://www.facebook.com/jose.giancoli/videos/1899486046831009/
Três dias depois, a câmera foi acionada com a passagem de uma jaguatirica. Ela surge no vídeo pelo lado esquerdo e, antes de desaparecer do foco, dá uma parada para observar algo na mata.
https://www.facebook.com/jose.giancoli/videos/1899483046831309/
Para conseguir as imagens, Giancoli não precisou apenas de paciência. Durante meses, ele estudou as pegadas dos animais e o trajeto de costume utilizado pelos felinos no meio da mata.
Giancoli divulgou as duas imagens em sua página no Facebook. Segundo ele, o objetivo é mostrar as belezas existentes em Ibiúna. “Hoje, o meu hobby é a preservação ambiental”, comenta.
[irp posts="45566" ]
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Ibiúna, não existe uma relação catalogada de animais silvestres existentes no município. Segundo dados do Estado, 55% do território de 1.060 quilômetros quadrados é formado por área de vegetação nativa. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos