Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Sorocaba escolhe hoje a nova Mesa Diretora

13 de Dezembro de 2018 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Câmara escolhe nova Mesa Diretora Serão eleitos os membros da Mesa Diretora para o exercício 2019-2010. A posse será no dia 1º de janeiro. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (1/11/2018)

A eleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara, para o exercício de 2019-2020 será realizada nesta quinta-feira (13), na 80ª sessão ordinária da Câmara de Sorocaba, a última do ano, conforme determina o artigo 19 da Lei Orgânica do Município e o artigo 13 do Regimento Interno do Legislativo.

Composta pelo presidente, três vice-presidentes e três secretários, a mesa a ser eleita irá comandar os trabalhos da Casa pelos próximos dois anos. Os eleitos assumem suas funções em 1º de janeiro de 2019. O vereador Fernando Dini (MDB), por enquanto, é o único candidato à presidência da Mesa Diretor. O outro concorrente, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), abriu mão de sua candidatura no último dia 29 de novembro após reunião com Dini, e alegou que desistiu da disputa pelo posicionamento de independência do Executivo demonstrado pelo colega emedebista.

Já Fernando Dini disse que houve um entendimento com os demais parlamentares em torno da sua candidatura. “Esse acordo mostra a força do consenso e da boa intenção de fazer com que o Poder Legislativo, independentemente que deve ser, cresça ainda mais. Teremos mais uma vez a Câmara Municipal unida e focada em um único propósito: o bem de Sorocaba e o bem-estar dos sorocabanos”.

União de forças

Câmara escolhe nova Mesa Diretora Se eleito, Fernando Dini promete comandar o Legislativo de forma transparente. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Dini disse ainda que caso a eleição dele como presidente da Câmara de Sorocaba seja concretizada hoje, ele “fará um mandato baseado na união dos vereadores que compõem a Casa de Leis”. “Assim como piorizarei uma administração transparente, coerente e, principalmente, independente. Continuaremos debatendo e respeitando as ações que vierem do Poder Executivo, mantendo a harmonia que é necessária, mas com a diretriz do Poder Legislativo, que é de fiscalizar as ações do prefeito”.

O regimento prevê que a eleição dos membros da Mesa Diretora seja feita por votação nominal, com cédulas onde constarão as especificações dos cargos, que serão lidas e assinadas pelo vereador votante. Havendo empate para o mesmo cargo, os dois mais votados concorrerão a um segundo processo de votação e, se persistir o empate, disputarão o cargo por sorteio.

Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa. A atual Mesa Diretora da Câmara é composta pelos seguintes membros: Rodrigo Manga (DEM), presidente; Renan Santos (PCdoB), 1º Vice-Presidente; Hudson Pessini (MDB), 3º Vice-Presidente; Fausto Peres (Podemos), 1º Secretário; Engenheiro Martinez (PSDB), 2º Secretário; e Péricles Régis (MDB), 3º Secretário. O cargo de 2º Vice-Presidente ficou vago com a renúncia do vereador Irineu Toledo (PRB), que o ocupava até junho deste ano.

Galeria

Confira a galeria de fotos