Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Votorantim cumpre ordem judicial e empossa nova presidente

18 de Janeiro de 2019 às 07:35

A Câmara de Votorantim tem nova presidente para o biênio 2019/2020. Trata-se da vereadora do PSDB, Fabíola Alves. Sob a alegação de cumprir uma decisão judicial, a Mesa Diretora empossou a vereadora no fim da tarde de terça-feira (15), em solenidade realizada na Sala de Reuniões Vereador Joraci de Oliveira Muniz. O chamado Ato número 5 foi assinado pelos vereadores pastor Luiz Carlos dos Santos (PSL) e Adeilton Tiago dos Santos (PPS), o Ita, até então, respectivamente, 1º e 2º secretários da Mesa Diretora. Em viagem, o presidente anterior da Câmara, Bruno Martins (sem partido), não participou do evento. Mas ele anunciou que pretende receber orientação do advogado para uma posição a respeito.

No início da semana, a juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Votorantim, Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad, determinou que a Mesa Diretora anterior (que respondia pelo biênio 2017/2018) deveria resolver o impasse que começou em 19 de dezembro quando duas chapas foram declaradas vencedoras na mesma eleição. A chapa 1, encabeçada pelo Pastor Lilo (MDB), contou com o voto do vereador licenciado e punido pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, José Antônio de Oliveira (DEM), o Gaguinho. Já a chapa 2, de Fabíola, teve o apoio do suplente e que exercia o cargo, Antônio Pereira (DEM), o Pastor Tonhão. A juíza também concedeu mandado de segurança determinando que o vereador pastor Tonhão assuma a cadeira no Legislativo até o término da licença e da punição de Gaguinho, ou seja, até 15 de fevereiro.

"Diante de todos esses fatos entendemos que a Justiça mandou que resolvêssemos as nossas próprias questões e foi isso que fizemos ao empossar Fabíola", justifica Luiz Carlos. O parlamentar do PSL entende ainda que a chapa 2 foi legitimamente eleita contando com seis votos favoráveis. Além de Fabíola Alves (presidente), a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2019/2020 tem ainda Ita (vice-presidente), Alfredo Pissinato Júnior (1º secretário) e Mauro Paulino Mendes (2º secretário). (Da Redação)