Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Sorocaba se nega a fornecer máscaras para servidores

18 de Agosto de 2020 às 10:23
Marcel Scinocca [email protected]

Vereadores usam máscara de proteção facial durante sessão da Câmara em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / AI CMS

 

Mesmo com as contaminações registradas e a quarentena, uma denúncia registrada no Ministério Público do Trabalho (MPT) e atitude contrária da Prefeitura de Sorocaba, a Câmara decidiu que não dará Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os seus quase 200 funcionários. As informações foram confirmadas na segunda-feira (17) pela imprensa do Legislativo sorocabano.

De acordo com a Câmara, em reunião realizada na segunda-feira, “a Mesa Diretora manteve a decisão do não fornecimento dos EPIs não só pelos critérios que vem adotando para economicidade de suas contas, como também pelo fato de não ser um ato obrigatório”. “Parte-se do princípio de que, neste período de pandemia, o uso de máscaras é obrigatório a partir do momento que a pessoa deixa a sua casa, seja para trabalhar ou para ir ao mercado ou outro lugar que se tenha a previsão de uma aglomeração mínima de pessoas. Vale ressaltar, que a Casa desenvolve uma ampla campanha de conscientização para que todos se cuidem e cuidem dos próximos, evitando a proliferação do vírus”, ressalta a entidade.

A situação tem sido motivo de embate nas últimas sessões da Casa e levou a vereadora Iara Bernardi (PT) e fazer uma representação sobre o tema no MPT, que ainda analisa a situação.

Prefeitura fornece

Do outro lado do lago, ao menos oficialmente, a situação é, em tese, diferente. A Secretaria de Recursos Humanos (Serh), da Prefeitura de Sorocaba, informou na segunda-feira que, conforme a demanda apresentada pelas demais secretarias, distribuiu 722 protetores faciais face shield, destinados aos servidores que atuam no atendimento direto ao público, mediante solicitação.

Ainda conforme a pasta, os EPIs distribuídos pela Secretaria da Saúde (SES) foram máscara cirúrgica, máscara PFF2 ou equivalente, protetor facial, touca, avental, luvas e óculos. O total de itens entregues aos servidores até o presente foi de 229.920. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) também disponibilizou 12.355 máscaras de tecido para os servidores. (Marcel Scinocca)